De olho no futuro, Inova Unicamp lança nova marca

A nova sede da Agência e seu papel no Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável impulsionaram a mudança

Carolina Octaviano e Vanessa Sensato

Letras fluídas, que se assemelham à escrita à mão, são o destaque do novo logotipo adotado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Seguindo as tendências de design para 2019, a nova marca da Inova Unicamp adota o estilo dinâmico, sem abandonar o minimalismo, com formas simplificadas e aposta na presença de letras geometricamente calculadas. Essas características permitem que o logo seja espelhado. Ou seja, mesmo ao contrário, ele permanece exatamente o mesmo.

O design da nova marca defende o papel da Agência como ponto de conexão entre a Universidade e o setor empresarial, a partir das áreas em que atua: Parcerias, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo, Parque Científico e Tecnológico e Relações Institucionais com foco em empreendedorismo e inovação.

“A Inova tem o papel de levar a tecnologia de ponta, desenvolvida na Unicamp, para o mercado, e de impactar em todo o ecossistema, buscando parcerias com foco em inovação e na promoção do empreendedorismo. Nossas ações são coordenadas não apenas internamente, entre nossas diversas áreas, mas também com a gestão da Universidade, seguindo o que move a Unicamp”, defende o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

A nova marca da Inova abre o caminho para uma série de mudanças para as quais a Agência se prepara. O planejamento prevê a mudança de sua sede para a Fazenda Argentina. Esta área será o epicentro do HIDS (HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável), projeto que reúne universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros atores, com o propósito de desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta em 2012 pelas Nações Unidas.

Desde o anúncio do projeto do HIDS, a Inova foi colocada como um parceiro estratégico no contato com as empresas. “Enquanto as curvas de nossa nova marca representam movimento e constante evolução, as cores representam nosso papel ativo no desenvolvimento socioeconômico sustentável, que é parte de nossa missão, e foi reforçada com o comprometimento da Unicamp com o HIDS”, aponta Frateschi.

Entre as novidades previstas neste ano estão o lançamento no campus de um prédio que pretende ser um hub de inovação em bioenergia e irá hospedar startups e laboratórios de pesquisa de empresas, além de um novo projeto totalmente focado no Afroempreendedorismo. “A inclusão é uma das bandeiras mais fortes desta gestão na Unicamp. Temos, na Inova também, o comprometimento com projetos que promovam a participação ativa de todos os setores da sociedade”, coloca Frateschi.

Por fim, o diretor-executivo pontua ainda que a mudança de marca está atrelada ao fato de que a Inova Unicamp é um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) referência no Brasil e que busca, constantemente, ampliar sua atuação tanto no país, quanto no exterior. “Ao acompanhar a evolução no mercado expressamos nossas mudanças, conquistas e vocação inovadora”, conclui.

Faça o download do Manual de Uso da Marca Inova Unicamp aqui.

Confira abaixo o vídeo produzido sobre a “construção” da nossa nova identidade, produzido pela agência Villea Marketing.