Desafio Unicamp 2019 está com inscrições abertas para interessados em empreender

A 9ª edição do Desafio Unicamp, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp, está com inscrições gratuitas abertas até o dia 04 de maio.

Por Kátia Kishi

O Desafio Unicamp é uma competição de modelagem de negócios organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp que oferece experiência e incentiva a criação de empresas a partir de patentes e programas de computador protegidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Um dos diferenciais do programa é que ele não se restringe ao público interno da Unicamp, conforme explica o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi:

“O Desafio Unicamp é um dos programas mais alinhados à missão da Inova de fomentar o empreendedorismo baseado em inovação como opção de carreira, voltado a um público tanto interno quanto externo. Para ilustrar em números, a competição tem abrangência nacional e já capacitou mais de 2,3 mil pessoas de 11 estados brasileiros diferentes.”

O Desafio Unicamp também não distingue participantes, portanto alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, empreendedores ou aspirantes do empreendedorismo de todo Brasil podem participar com inscrições gratuitas, que estão abertas até o dia 04 de maio no site oficial do Desafio Unicamp.

Entre os vários benefícios de participar do programa, os participantes serão capacitados em metodologias de modelagem de negócios com base nas tecnologias patenteadas, colocando na prática os conceitos e com o adicional de que a equipe vencedora da competição receberá vários prêmios, como:

• R$ 3 mil para cada integrante da equipe.
  • Formação Green Belt para cada integrante, sem custos adicionais, pela FM2S.
  • Um troféu para cada integrante.
  • Certificado de participação como finalista para cada integrante.

Segundo o diretor-executivo da Inova, a competição também já impulsionou a criação de novas startups, como a Rubian, que surgiu como equipe Midas na edição de 2014 do Desafio Unicamp com dois integrantes da equipe mais seu mentor de negócios:

“A Rubian é um exemplo do sucesso do Desafio Unicamp, pois é uma equipe multidisciplinar que venceu a competição e foi além: aproveitou a capacitação para tirar a ideia do papel, usar os aprendizados e começar uma startup baseada na tecnologia usada durante a competição. Esse retorno é muito importante para nós porque indica que estamos caminhando na direção certa com o Desafio Unicamp.”

Hoje a Rubian, que também se graduou como empresa de saúde e bem-estar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), desenvolve pesquisas de produtos e serviços para a obtenção de extratos vegetais de alta qualidade, utilizando-se de processos inovadores e sustentáveis, como o uso da tecnologia de CO₂ supercrítico.

Tradicionalmente, o Desafio Unicamp apresentava como base para os modelos de negócios as tecnologias da Unicamp. Porém, nesta edição a competição traz como novidade três tecnologias do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), novo parceiro e patrocinador do Desafio.

Para se inscrever, é necessário compor uma equipe de 3 a 5 pessoas, sendo que times multidisciplinares, com pessoas de cursos e atuações diferentes, ganharão pontos. As inscrições estão abertas gratuitamente no site oficial do Desafio Unicamp.

Mais sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp.  A iniciativa anual que já capacitou mais de 2,3 mil pessoas é organizada pela Inova Unicamp e está em sua nova edição.

Os patrocinadores da 9º edição do Desafio Unicamp são: Clarke, Modet &Co, CPQD, FM2S Consultoria, Kasznar Leonardos e Luiza Labs.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2019 são: Campinas Tech, CIESP Campinas, Founder Institute, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas e Venture Hub.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2019 em: www.inova.unicamp.br/desafio