Inova Unicamp leva parceiros globais a evento em Campinas

Startups nacionais e internacionais se apresentaram em evento organizado pela Câmara de Comércio Americana de Campinas

Texto e foto: Thais Oliveira

No dia 11 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp participou do festival Amcham Talks, onde realizou o Encontro com Investidores. A iniciativa, que promove o contato entre startups e investidores teve como diferencial a participação presencial e virtual de empresas incubadas e projetos de universidades do exterior, parceiras globais da Inova Unicamp.

As startups se apresentaram aos investidores em forma de pitches de 5 min, com o adicional de perguntas feitas por investidores às empresas. Ao todo, participaram 11 startups selecionadas pela Incamp (Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp), pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelos parceiros internacionais.

O diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, ressaltou durante a abertura do evento sobre a importância das parcerias fora do país: “Nós visitamos recentemente alguns parceiros globais e percebemos que temos muitas características em comum. A importância da cooperação entre a Inova e os parceiros globais demonstra que podemos criar um ecossistema sustentável não só local, mas global”.

Confira um pequeno vídeo sobre o evento clicando aqui.

Conheça quais startups se apresentaram durante o Encontro com Investidores:

Alba

A Alba é uma startup que desenvolve sensores para a análise de ar exalado, com aplicação na área médica. Incubada na Incamp, a empresa tem o objetivo de identificar casos precoces, sobretudo os relacionados à câncer. De acordo com a fundadora, Paula Fortes, o sensor funciona como um diagnóstico complementar e, por isso, ela pretende levar o aparelho a clínicas de diagnósticos, ginecológicas e de mastologia. No momento, a Alba se encontra na fase de validação dos processos com pacientes, podendo durar até 2 anos.

Antecipa Fácil

Antecipa Fácil é uma fintech com uma  plataforma totalmente online e que funciona como um leilão de títulos. Ela fez parte do programa de desenvolvimento de startups do Sebrae. O foco da empresa é resolver a problemática da manutenção de capital de giro de pequenas e médias empresas, além do desconto de títulos em bancos, já que ela permite a programação de suas reservas e antecipação de recebíveis para que eles não desestabilizarem o capital da empresa, quando realizarem investimentos.

Bio 360 – Universidade Javeriana de Calli (Colômbia)

A startup colombiana está sendo desenvolvida dentro da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali com um projeto que já depositou patentes e ganhou prêmios nos EUA. Trata-se de um protótipo de material reciclável para regar plantas em uma estrutura vertical, como paredes de prédios. Para o idealizador do projeto, Carlos Ramirez, o produto a ser criado poderia ser comercializado como um kit no formato “faça você mesmo”.

Homebook

A startup incubada na Incamp apresentou como produto principal uma portaria robotizada, alternativa mais econômica à síndicos que têm dificuldade em fechar o orçamento dos condomínios devido ao alto valor de portaria, além de reclamações quanto à qualidade de outras portarias à distância. A plataforma proposta permite ao visitante conversar com um porteiro robô que faz cadastros e promove uma videoconferência entre o mesmo e o morador através de um aplicativo, conforme justificou o fundador da empresa, Alcino Vilela.

Inka Doctor – Incubadora 1551 – Universidade San Marcos (Peru)

A startup foi criada pelo engenheiro Luis Paredes dentro da Universidade Nacional de San Marcos, no Peru. A empresa nasceu para melhorar as condições de saúde no país, uma vez que muitas pessoas de localidades rurais sentem dificuldade em receber atendimento médico. Para isso, já existe um aplicativo disponível na Playstore peruana em que os usuários podem assinar planos de atendimento virtuais. Através do app, é possível conversar imediatamente com médicos, reduzindo o tempo de diagnósticos, além de ser possível informar urgências.

Projeto de James Fox – University of South Africa (África do Sul)

O Projeto do Prof. James Fox se baseia na transformação de reciclagem de plástico em energia. O professor estuda a tecnologia de combinação de plásticos e vapor, resultando em gases combustíveis que, ao passarem por uma turbina, poderão ser utilizados como combustível energético. A tecnologia ainda demanda mais desenvolvimento e estão previstas mais pesquisas durante 18 meses.

 PangeiaBiotech

Trata-se de uma empresa incubada na Incamp que oferece suporte à pesquisa na área de biotecnologia de plantas para Centros de Pesquisa. A empresa trabalha com protocolos próprios de cultura de tecido e transformação de plantas, possibilitando o cultivo de plantações que sejam resistentes a pragas e não necessitem o uso de agrotóxicos. De acordo com o fundador, Paulo de Luca, a empresa é pioneira no Brasil porque, apesar de usar tecnologias muito desenvolvidas nos EUA, apresenta as primeiras aplicações de pesquisas em commodities tropicais como a cana de açúcar.

Print Dreams

A Print Dreams é uma startup que fez parte do programa de desenvolvimento de startups do Sebrae e que desenvolve próteses tridimensionais totalmente articuladas como alternativa às próteses artesanais não moduladas. Elas são produzidas com a tecnologia de scanners, lasers e processamento de dados, que possibilitam a criação de uma prótese personalizada e de maior duração. A comercialização das próteses é B2B (entre empresas) e o próximo passo a ser dado é a exportação para os EUA.

UnderGeo

A startup incubada na Incamp criou um software de mapeamento geológico. A ferramenta voltada a geólogos e geofísicos, proporciona uma maior precisão sobre a informação de solos no processo de mineração.  Para o fundador Leonardo Miquelutti, o profissional torna esse processo sustentável, uma vez que consegue fazer a extração somente de solos que lhe interessem ou que sejam permitidos.

Vence Hoje

Vence Hoje é uma fintech, pré-incubada na Incamp, que otimiza o gerenciamento de boletos e pagamento de contas através de um aplicativo. O diferencial da ferramenta é a possibilidade de armazenamento de qualquer tipo de boleto, seja de bancos, contas de luz ou água. Será possível também fazer pagamentos de boletos de bancos dentro do próprio aplicativo, não sendo necessário a utilização de mais de um app para esse serviço.