Inova Unicamp apresenta o empreendedorismo como opção de carreira na UPA 2019

Texto e fotos: Carolina Octaviano
A Unicamp de Portas Abertas reuniu cerca de 45 mil pessoas, entre alunos de ensino médio e professores, no último sábado, dia 25. No evento, que trouxe os benefícios da universidade pública de qualidade para a sociedade, os visitantes puderam conhecer as unidades de ensino, os cursos oferecidos e as iniciativas voltadas à sociedade. Dentre os destaque da programação, a Agência de Inovação Inova Unicamp levou cases de tecnologias oriundas da Universidade e de empreendedores das chamadas empresas-filhas da Unicamp. Além disso, a Agência chamou o público a participar de iniciativas como o Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias da Unicamp, e o Inova Jovem, competição de empreendedorismo voltada a alunos de ensino médio e técnico de todo país.
“Vamos abrir inscrições para o Inova Jovem em 5 de agosto. Quero ver todos vocês participando e inscrevendo suas ideias inovadoras na competição, que é aberta a alunos de todos o Brasil”, destacou o professor Rangel Arthur, assessor da diretoria da Inova e responsável por ministrar palestra sobre inovação e empreendedorismo na UPA. Para participar, ele lembrou ainda a importância de se pensar em soluções inovadoras para os desafios cotidianos. “Vocês não imaginam quantas ideias legais surgem no Inova Jovem. As vezes, é algo simples, mas de muito valor para a sociedade”, defendeu.
Além de comentar sobre os impactos das empresas-filhas para a economia, Arthur também abordou os números conquistados pela Unicamp, a partir de atividades voltadas à inovação e ao empreendedorismo, destacando a geração de royalties a partir do licenciamento de tecnologias criadas na Universidade e a conquista do primeiro lugar no ranking de maiores panteadores no país. “Vocês, como alunos da Unicamp, poderão participar do desenvolvimento de tecnologias que tenham impacto e gerem benefícios para a sociedade”, contou.
Arethuza Helean faz apresentação da empresa-filha da Unicamp, Educa Financeira
A palestra também teve a participação de Arethuza Helena, ex-aluna da Unicamp e responsável pela EducaFinanceira, empresa que tem como foco a educação em finanças. A empreendedora contou um pouco sobre sua trajetória e os desafios na hora de levar este conteúdo para as escolas. “A educação financeira é algo de extrema importância. Vocês podem ser empreendedores de muito sucesso e ganhar milhões, mas precisam aprender a administrar os recursos de maneira consciente”, frisou.
A Inova Unicamp, além de oferecer palestra, esteve durante todo o evento com um estande localizado no hall do Centro de Convenções. O intuito foi apresentar a Agência e tirar dúvidas sobre as atividades realizadas, confirmando que as tecnologias e as empresas geradas na Universidade têm impacto relevante na sociedade.