Enriquecimento de fio de sutura com células-tronco

Na foto estão três pessoas. No canto esquerdo, está a professora Ângela Cristina Malheiros Luzo, vestindo uma blusa branca com um colar preto. Ela usa óculos de grau e possui cabelo na altura do pescoço. No meio Bruno Bosch Volpe, de camisa polo preto e cabelo curto preto. Ela aparenta ser jovem, na faixa dos 20 ou dos 30 anos. E no canto esquerdo está o professor Joaquim Murray Bustorff Silva, homem com aparência mais madura e cabelos grisalhos. Ele está vestindo uma camisa cor de rosa.

Licenciamento exclusivo para uso humano de pedido de patente BR 10 2013 012895 3 e BR 13 2014 008417 6
Licenciamento exclusivo para uso veterinário de pedido de patente BR 10 2013 012895 3 e BR 13 2014 008417 6

A tecnologia permite a obtenção de fios de sutura enriquecidos com células mesenquimais, que atuam como células-tronco para a reposição ou nova formação de tecido conjuntivo. Os fios de sutura auxiliam no tratamento, na recuperação e na cicatrização e podem ser empregados em procedimentos cirúrgicos como cirurgias plásticas, no tratamento de queimaduras, fístulas em pacientes com doença de Crohn, entre outras enfermidades que necessitem de tratamentos específicos para cicatrização.

Pesquisadores: Prof. Joaquim Murray Bustorff Silva, Profa. Ângela Cristina Malheiros Luzo, Prof. Ithamar Nogueira Stocchero e Bruno Bosch Volpe

Unidades: Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

Empresa licenciada: IBB – Inovações em Biotecnologia e Biomateriais LTDA