Workshop do Inova Jovem 2019 aumenta em 46% o número de estudantes interessados em empreendedorismo

Participantes no palco de mãos levantadas

Texto: Thais Oliveira  |  Foto: Pedro Amatuzzi

O Workshop do Programa Inova Jovem 2019 ocorreu no último sábado, dia 28 de setembro, e, assim como nas inscrições, bateu o recorde de participantes presenciais, sendo um total de 211 estudantes de ensino médio técnico e regular presentes na Unicamp, o que significa 46% a mais do que a atividade presencial em 2018.

Ao todo, inscreveram-se 681 alunos divididos em 173 equipes. As equipes são formadas por três a cinco membros da mesma escola e, neste ano, são oriundas de 37 escolas de sete estados brasileiros – Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e o Distrito Federal, sendo que as escolas de cidades mais distantes participaram de forma online.

De acordo com o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, o programa é essencial para o fomento do empreendedorismo: “O Inova Jovem é um programa muito importante porque atua no aumento de pessoas interessadas em empreendedorismo e inovação desde o ensino médio. Isso é o que precisamos para o desenvolvimento de um ecossistema sustentável baseado no conhecimento”.

A fim de compreenderem o mindset empreendedor, os alunos iniciaram as atividades com uma palestra de inovação oferecida por Marcelo Gandur, gerente técnico da 3M.  Gandur apresentou aos alunos os conceitos que definem um produto como inovador, além de explicar o caminho de inovação dentro da 3M, multinacional considerada uma das mais inovadoras do mundo. Em seguida, os alunos receberam um treinamento de Business Model Canvas ministrado por Virgílio Santos, CEO da FM2S Treinamentos e Consultoria, que explicou cada item da metodologia com exemplos de produtos vigentes no mercado.

A aplicação dos conhecimentos aprendidos ocorreu no período da tarde, quando os alunos que participaram de forma presencial puderam desenvolver seus canvas e receber críticas construtivas de mentores empresariais durante o speed mentoring. Segundo Beatriz de Oliveira, aluna da ETEC da cidade de Hortolândia em São Paulo, a mentoria foi necessária para transformar um projeto realizado dentro da escola em um modelo de negócio. “Por sermos do curso técnico de informática, nós não tínhamos ideia de como o conhecimento ligado ao empreendedorismo embasa um produto ou empresa. Agora, com o que aprendemos no workshop, pretendemos realmente transformar o nosso projeto em um produto viável”, comenta.

Próximas Etapas do Inova Jovem

As equipes inscritas classificadas, ou seja, que no mínimo dois membros participaram do Workshop, terão até o dia 7 de outubro (segunda-feira) para aprimorar seus canvas iniciados durante o Workshop.  A entrega dos canvas deve ser realizada segundo orientações disponíveis no site oficial do programa.

No dia 15 de outubro, será divulgado quais são as seis equipes finalistas, que receberão treinamento de pitch obrigatório online no dia 18 de outubro com retorno no dia 21 de outubro de forma presencial ou online (de acordo com a localidade das equipes).

A grande final ocorrerá no dia 31 de outubro durante o InovaCampinas Trade Show, quando as equipes apresentarão seus pitches presencialmente e concorrerão aos prêmios em duas categorias: Voto Popular (troféu e certificado) e Avaliação da Banca (troféu, certificado, cheque simbólico e mil reais por integrante – valor bruto). A entrada no evento de final do programa é gratuita.

Sobre o Programa Inova Jovem

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp para fomentar o empreendedorismo baseado em inovação como opção de carreira para jovens do ensino médio regular e técnico. Em sua sexta edição, hoje o Programa tem abrangência nacional e já capacitou mais de 1700 alunos em inovação, construção de modelos de negócio, apresentação da ideia para investidores e muito mais.

Patrocinadores do Inova Jovem 2019: Novartis, FM2S, Matera

Apoiadores do Inova Jovem 2019: OppC6 Bank, Liga Empreendedora, Enactus Unicamp, Prefeitura de Campinas, 3M

Mais informações em: https://www.inova.unicamp.br/inovajovem/

Tags: