Unicamp internacionaliza empreendedorismo com programa Global Partners

Agência de Inovação criou programa para potencializar o contato com ecossistemas empreendedores de universidades de diversos países

Texto: Vanessa Sensato | Foto: Pedro Amatuzzi

27 empreendedores, alunos e profissionais de incubadoras universitárias do Peru e da África do Sul estão em Campinas esta semana, a convite da Agência de Inovação Inova Unicamp, para participar de uma imersão na região, bem como de rodadas de negócios no evento InovaCampinas. A atividade faz parte do programa Global Partners, criado pela Inova Unicamp para facilitar o acesso de startups de outros ecossistemas universitários ao mercado brasileiro a partir da região de Campinas e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova, explica que a criação do programa Global Partners veio em resposta à crescente procura de universidades e incubadoras ligadas a universidades da América Latina e outros países que possuem laços históricos com o Brasil para parcerias de estímulo ao empreendedorismo e à inovação com a Unicamp. “Criamos o programa Global Partners  para fortalecer os laços com essas universidades e ter uma agenda anual de atividades. Começamos pequeno para testar como seria este ano”, diz Frateschi. Atualmente são seis membros do programa, oriundos de cinco países (Peru, Colômbia, México, Argentina e África do Sul).

Frateschi comenta que, da mesma maneira que a Unicamp atrai alunos de diversos países com foco em ser cada vez mais global, a área de empreendedorismo da Universidade também almeja se internacionalizar cada vez mais. “Nós não só pensamos na atração de startups para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, mas também em ampliar o contato das startups de nossos ex-alunos com ecossistemas internacionais. Com este foco fizemos também uma parceria com a aceleradora Berkeley Skydeck”.  Pela parceria com Berkeley a Inova indica quatro startups por ano para entrevistas facilitadas nos testes para a entrada dessas empresas na Aceleradora do Vale do Silício.

A Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), do Peru, mobilizou grupo de 13 pessoas para a semana de imersão em Campinas. Para Carlos Bermudes, gerente da incubadora 1551, ligada à UNMSM, o programa Global Partners é uma oportunidade de estar em contato com uma universidade bem posicionada e um ecossistema mais avançado. “Para nossos empreendedores também é bem interessante como opção para entrada em um grande mercado, que é o brasileiro”, avalia Bermudes.