Retrospectiva 2019 da Inova Unicamp: Crescimento, recordes e novas parcerias

Retrospectiva dos destaques de 2019

Por Thais Oliveira | Fotos: Gabriela Neves, Lucas Sousa, Pedro Amatuzzi, e Renato Rufino

Para a Agência de Inovação da Unicamp, o ano de 2019 foi um período de crescimento constante, recordes e desenvolvimento de novas parcerias. Confira abaixo alguns dos nossos destaques:

O ano de recordes: Desafio Unicamp e Inova Jovem

A Inova Unicamp organiza diversos eventos relacionados à educação empreendedora e fomento à inovação, sendo o Desafio Unicamp e o Inova Jovem os principais que, neste ano, bateram recordes de público.

O Inova Jovem, por exemplo, engajou 210 alunos de 37 escolas em 7 estados e o Distrito Federal, permitindo a participação presencial dos alunos na cidade de Campinas e online para alunos de outras cidades distantes. O Programa contou com um aumento de 34% de equipes inscritas em relação a 2018, sendo 175 ao todo. Já o Desafio contou com uma porcentagem maior, 91% a mais em número de equipes, somando 105 no total.

O Desafio Unicamp também foi reconhecido como a melhor prática inovadora no país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras de 2019. A premiação ocorreu em Sessão Solene na Câmara dos Deputados no dia 22 de outubro, em Brasília.

Prêmio Inventores: A valorização da inovação na Unicamp

Anualmente, a Inova Unicamp promove o Prêmio Inventores a fim de homenagear os inventores da Universidade. Nessa última edição, foram premiados 213 pesquisadores, divididos nas categorias: “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, “Tecnologia Licenciada”, “Patente Concedida” e, pela primeira vez, “Criação de Spin-Off”.

A vencedora na categoria “Criação de Spin-off” foi a empresa-filha Cleair, criada por Ursula Luana Doubeck, também inventora da patente que deu origem à startup. Doubeck efetuou o licenciamento da tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e, atualmente, está com a empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

FEEC: Bi-campeã de parcerias com o setor empresarial

A Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp recebeu o título durante o evento Prêmio Inventores, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia”, fechando quatro contatos de licenciamentos em 2018.

De acordo com o professor e diretor da FEEC, José Alexandre Diniz, muitas empresas procuram a Faculdade para que os pesquisadores ajudem na resolução de problemas. Com essa aplicação direta na sociedade, uma das tecnologias licenciadas nesse ano foi um software de distribuição de energia feito em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e licenciado para a empresa Axxion, subsidiária da Cemig.

Além de ter um alto número de contratos de licenciamento (nos últimos dez anos, foram 23 contratos firmados), a FEEC também é a unidade com o maior número de empresas-filhas da Unicamp. De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo Inova, 19,6% são empresas formadas por ex-alunos, ex-docentes e ex-funcionários.

Empreendedorismo de impacto: Empresas-filhas e o Unicamp Ventures

Em 2019, a Inova Unicamp levantou o número de 815 empresas-filhas cadastradas que são fundadas por ex-alunos, ex-docentes ou ex-funcionários. Juntas, somam um faturamento de 7,9 milhões de reais e são responsáveis pela geração de mais de 31 mil empregos diretos.

O último levantamento demonstrou que só neste ano foram cadastradas 119 novas empresas-filhas, inclusive duas são de grande porte e faturam anualmente um bilhão de reais cada. A maior parte destas está concentrada na cidade de Campinas (53,6%), e outras 8,8% na região metropolitana de Campinas.

Os empreendedores que compõem essas empresas são convidados a participar do grupo Unicamp Ventures, responsável por promover o relacionamento entre sócios e alunos da Universidade interessados em empreender.

Novas parcerias institucionais: Parceria com Zumbi dos Palmares, Global Partners e Biominas

Parcerias da Inova Unicamp de 2019

Este ano também foi marcado por parcerias institucionais a fim de ampliar as relações da Inova no ecossistema nacional e internacional de inovação. Por exemplo, a Agência de Inovação criou um programa de internacionalização bem dinâmico com a troca de experiências entre a Unicamp e universidades da América Latina e África do Sul. O programa chamado Global Partners ofereceu mentorias organizadas pela Inova com startups estrangeiras, apresentações de pitch e presença em eventos de empreendedorismo e inovação. Outra importante parceria mantida nesse ano foi a com a aceleradora Berkeley Skydeck em que a Inova indica quatro startups por ano para entrevistas facilitadas nos testes para a entrada dessas empresas na Aceleradora do Vale do Silício.

Outra parceria, focada em disseminar informações sobre empreendedorismo e gerar uma maior inclusão de negros na área, foi firmada entre a Inova Unicamp e a Faculdade Zumbi dos Palmares. A Inova realizou algumas palestras e workshops na Zumbi e os alunos da Faculdade também participaram em equipes no Desafio Unicamp. Como destaque da parceria, ocorreu o evento “InovaAfro: Encontro de Afroempreendedorismo na Unicamp” em parceria com o Coletivo de alunos da Unicamp do campus Limeira, Conexão Preta.

Confira o vídeo com a cobertura de uma das atividades realizadas entre a Inova Unicamp e a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Outra parceria firmada neste ano e que trouxe bons resultados foi com a Biominas Brasil, empresa referência em consultoria e relacionamento na área científica. Além da troca em divulgação de tecnologias da Unicamp e de conteúdos da Biominas, foi através de uma palestra realizada pela empresa na Universidade que pesquisadores da Unicamp conheceram o Programa ASTRo da Roche Brasil com a Biominas, cuja maioria dos finalistas são da Unicamp e a equipe classificada em 1º lugar também é da Unicamp com uma tecnologia para um tratamento menos agressivo do câncer de pele.