“Meu maior aprendizado com o Desafio Unicamp foi: Não se nasce empreendedor, se aprende a ser um”, comenta Thierry Marcondes, vencedor em 2012

Thierry Marcondes avalia a competição como a oportunidade que o fez enxergar seu perfil empreendedor

Por Thais Oliveira

Entre os diversos papeis que o Desafio Unicamp representa em relação à educação empreendedora, um deles é o de ser um ponto de virada na carreira de alguns participantes. Fechando a série de relatos de ex-participantes do Desafio Unicamp, a Inova Unicamp entrevistou Thierry Marcondes, vencedor da edição em 2012, que atribui o Desafio Unicamp como a oportunidade que faltava para colocar em prática conhecimentos no campo do empreendedorismo.

“Hoje, vejo muitas iniciativas de popularização da educação em empreendedorismo, mas pra mim o Desafio Unicamp é único, porque ensina sobre o uso e desenvolvimento de patentes e sobre a possibilidade de trabalhar com ideias bem científicas. Hoje, estou numa profissão que foi o empreendedorismo que me construiu e foi a competição que deu o primeiro incentivo”, relata Marcondes.

Para a competição, o ex-aluno de Engenharia Mecânica da Unicamp montou uma equipe interdisciplinar que havia conhecido em estágios e projetos fora da Universidade, portanto nunca havia trabalhado. Apesar disso, a equipe Gloriosos foi vencedora da edição de 2012, criando uma startup com base na tecnologia “Sensor Ultra Sensível para Detecção de Combustíveis Adulterados”.

Thierry (primeiro à esquerda) com a equipe “Gloriosos” na final do Desafio Unicamp 2012.

Após a competição, Marcondes conta que a equipe chegou a abrir uma empresa, a Lux Sensors, que contou com uma equipe de 7 colaboradores. A startup foi pré-acelerada por um ano na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), também acelerada por programas como o SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development do Governo de Minas Gerais) e Startups Chile, e até chegou a lançar um produto no mercado com serviço de distribuição.

Infelizmente, a startup teve que fechar as portas devido a problemas estruturais e crise no setor automotivo, mas Marcondes avalia a experiência de uma forma positiva: Meu maior aprendizado foi que não se nasce empreendedor, se aprende a ser um. Senti na prática como é validar um negócio e criar um mínimo produto viável”.

Hoje, o engenheiro trabalha no meio em que se desenvolveu, como consultor de Inovação e Desenvolvedor de Ecossistema na Accenture, ainda empreendendo com algumas startups e como sócio da empresa Empatia do Silêncio, sendo também no passado responsável pela área de transformação digital na L’Oreal.

As inscrições para o Desafio Unicamp 2020 se encerram amanhã, dia 25 de março. Todo o processo será online, desde as inscrições até as mentorias. Inscreva-se em: www.inova.unicamp.br/desafio/inscricao.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: NeuralmindFM2SSolvay GroupClarkeModet e Baita Aceleradora.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: IncampPrefeitura de CampinasNúcleo CampinasCâmara Brasil-AlemanhaCastelo Creative SpaceVenture HubCampinas TechLiga EmpreendedoraCentro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.