Júlio de Oliveira, CEO da Idea!, é o Empreendedor do Ano 2020 da Unicamp

Julio de Oliveira

Júlio de Oliveira, CEO da Idea!, é o Empreendedor do Ano 2020 da Unicamp

A Ideia! Sistemas Eletrônicos, empresa-filha da Unicamp, também foi a vencedora na categoria de Maior Crescimento (Scale-up) do Prêmio Empreendedor

Texto: Kátia Kishi

Hoje, durante o 15º Encontro Anual Unicamp Ventures que aconteceu no formato de webinar, o professor Marcelo Knobel, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciou Júlio César de Oliveira como o Empreendedor do Ano, principal categoria do Prêmio Empreendedor, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp e pelo grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures.

O empreendedor do ano foi escolhido entre os três finalistas, vencedores nas categorias de Impacto Social, Inovação e Maior Crescimento (Scale-Up). Entre os critérios para a escolha de Oliveira como empreendedor do ano estão o seu desempenho fundamental para o sucesso da empresa, sua habilidade para construção de redes estratégicas e sua colaboração  com o ecossistema de inovação.

Oliveira explicou que ao assumir o cargo de CEO da Idea! Sistemas Eletrônicos, empresa-filha da Unicamp fundada em 1997 por alunos da Universidade, passou a almejar e desenvolver caminhos para que o negócio da empresa abrangesse o mercado global de telecomunicações.

Sob sua liderança, os resultados passaram a aparecer no crescimento exponencial da empresa, que em 2019 mostrou um faturamento 25 vezes maior com reflexo de sete vezes mais empregos quando comparado ao desempenho da empresa em 2016.

“Acredito que um dos alicerces que permitiram o crescimento rápido da empresa foi trazer os desafios e projetos ainda em fase de desenvolvimento por multinacionais para o time altamente qualificado da empresa, promovendo um ambiente de crescimento com foco no resultado. Esse ambiente de engajamento também é reconhecido como benéfico por nossos colaboradores. 89% deles afirmaram serem favoráveis ao ambiente em uma consultoria externa que realizamos. Esse percentual está  à frente até da empresa elencada como ‘Melhor empresa para se trabalhar’ – Great Place to Work (GPTW) no mesmo período”, destaca Oliveira sobre o resultado da empresa.

Entre os desafios enfrentados pela empresa, em 2017 o empreendedor fechou uma parceria inédita com uma das maiores empresas multinacionais da área de lasers industriais, a IPG Photonics, o que permitiu que a Idea! ampliasse seu portfólio com projetos inovadores e de alta tecnologia em microeletrônica, lasers e módulos ópticos, com aplicações em fotônica e comunicações ópticas.

Aposta no talento científico brasileiro

Segundo o empreendedor, o rápido desenvolvimento das soluções inovadoras com escala para o mercado global só foi possível devido às oportunidades e investimento no ecossistema inovador, como as parcerias estabelecidas com diversos centros de pesquisa e universidades no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal e outros países.

Hoje, a empresa dividiu os processos de suas soluções, sendo que a produção é desenvolvida nos Estados Unidos, enquanto o core business, que soma os processos de ideação e projeto de tecnologia, se mantém no Brasil, mais especificamente no prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, laboratório onde desenvolve projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a Universidade.

“Acredito que o Brasil, especialmente a Unicamp, tem pessoal altamente qualificado e com capacidade de contribuir a nível mundial nas tecnologias consideradas hard science, gerando grandes resultados para a empresa, mas também gerando riqueza para o país na forma de renda e empregos especializados”, defende Oliveira sobre a estratégia da Idea!.

Com o crescimento do negócio e a necessidade de recrutar mais recursos humanos especializados para enfrentar os novos desafios de telecomunicações, uma das novidades deste ano foi a Idea! ocupar um andar inteiro do Soma, prédio recém-inaugurado do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

“Faz parte de nossa estratégia de negócio estar em um ambiente científico e com talentos engajados que promovem inovação, como o que é oferecido na Unicamp, além de ser positivo até para o clima organizacional da empresa que nos traz tanta favorabilidade entre os colaboradores, que se mostram satisfeitos em estar nesse ambiente descontraído e altamente criativo”, comenta o empreendedor sobre a importância do território como promotora da inovação.

Entre os talentos gerados pela Universidade, o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, destaca o próprio Empreendedor do Ano 2020, que é mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp:

“Para nós, é gratificante ver como nas diferentes especialidades e campos de atuação dos nossos alunos, eles vislumbram e traçam um caminho com crescimento escalável para levar esse conhecimento ao mercado, como é o caso da Idea!, que atua com Fotônica, especialidade de Júlio César que conseguiu aproveitar as oportunidades e contatos da Universidade para futuras parcerias na empresa, como as que ele apresentou.”, ressalta Frateschi.

Na trajetória de Oliveira, além de sua atuação na pesquisa acadêmica, ele também exerceu posições de liderança e gerência geral nas divisões de fotônica e comunicações ópticas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e fundou mais duas empresas com a intenção de expandir sua atuação na produção de dispositivos e equipamentos em áreas como sensoriamento e imagens, industrial e médica: a BrPhotonics e a Pi-Tecnologia (πTEC), também recém instalada no prédio Soma.

Sobre o Prêmio Empreendedor 

O Prêmio Empreendedor é uma iniciativa da Agência de Inovação da Unicamp e do grupo Unicamp Ventures que reconhece e premia os casos de sucesso das empresas-filhas da Unicamp, como são chamados os empreendimentos cujos sócios fundadores tenham ou tiveram vínculo com a Universidade – em sua maioria (92%) alunos e ex-alunos.

As empresas-filhas podem se inscrever com seus resultados nas categorias Inovação, Impacto Social e Maior Crescimento (Scale-up). Os vencedores de cada categoria automaticamente concorrem ao título de Empreendedor(a) do Ano. 

Em sua quarta edição, o Prêmio Empreendedor 2020 teve recorde de submissões com 48 casos de sucesso submetidos por empresas-filhas da Unicamp e o Empreendedor do Ano receberá R$ 50 mil em serviços de marketing (tabela Sinapro) oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá.

Saiba mais em: https://unicampventures.org.br/premio-empreendedor/