UniAngels realiza plenárias com o intuito de fomentar a conexão entre investidores e startups inovadoras

Texto: Caroline Roxo

Com o propósito de ampliar a ligação entre investidores anjo e startups com potencial de receber investimentos, a UniAngels está promovendo plenárias que oferecem às startups disruptivas oportunidades de mostrarem os seus negócios. Nessas plenárias, a rede também comenta sobre o funcionamento e a dinâmica desses angel investor, que entram com o investimento quando o modelo de negócio já está estruturado e o MVP testado, mas com a empresa ainda em uma fase inicial. 

No dia 24 de fevereiro, por exemplo, aconteceu a segunda plenária virtual da UniAngels, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas, incluindo Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp e Manoel Lemos, Managing Partner da Redpoint eventures. Zanatta Inglez apresentou o Parque e falou da visão do sistema Incamp para o ecossistema de startups e Lemos comentou sobre a Redpoint eventures, primeiro fundo do Vale do Silício no Brasil. Eles também contribuíram com perguntas para as 4 startups que apresentaram seus pitches

A importância da UniAngels em convidar Zanatta Inglez a comparecer na plenária se configura da união entre o grupo e a Inova Unicamp, responsável pela permeabilidade da rede dentro da universidade. “A Inova é uma parceira essencial para o nosso crescimento. Eles ajudam a rede a se conectar com diversas empresas de alto potencial que estão buscando investimento anjo, especialmente as empresas-filhas da Unicamp, além de nos aproximar de iniciativas e pessoas que fomentam o empreendedorismo na Unicamp”, diz Elisa Pereira, uma das fundadoras do UniAngels. 

Para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, participar dessas plenárias também é importante por ampliar a visibilidade de suas atividades, conforme explica Zanatta Inglez: “Com esse contato, nós podemos prospectar mais startups interessadas em um espaço físico dentro do Parque ou, até mesmo, participar do programa de incubação. É uma oportunidade de divulgação do nosso ecossistema”. 

Além disso, a gerente do Parque também comenta sobre os benefícios que os investidores anjos podem trazer para as empresas incubadas da Unicamp. “As empresas incubadas buscam e necessitam de investimentos, então conhecer esses investidores e tornar as incubadas também conhecidas desses investidores é uma possibilidade de atração de angel investor a essas incubadas”, explica Zanatta Inglez, que também convida as empresas-filhas e incubadas a comparecerem nas próximas plenárias da UniAngels.

Surgimento e área de atuação do UniAngels 

Um dos maiores desafios que os empreendedores encontram é o financiamento de seus negócios. Muitas startups, por exemplo, desenvolvem projetos inovadores para o mercado, mas não conseguem alavancar o seu nicho de atuação pela falta de verbas e de apoiadores financeiros. 

Pensando nessa dificuldade, somado à vontade de retribuir para a sociedade a educação adquirida na Unicamp, os ex-alunos Christian de Paula, Daniel Andrade e Elisa Pereira fundaram a UniAngels, uma rede de investimentos anjos na Unicamp. 

O propósito do grupo é desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e inovação a partir da conexão entre startups e investidores, por isso, a rede busca utilizar todo o potencial e prestígio do networking Alumni Unicamp para impulsionar ideias e projetos de alto potencial.

Como as startups podem participar das plenárias da UniAngels?

As startups interessadas em captar investimentos anjo podem se inscrever nas próximas plenárias pelo link: https://uniangels.com.br/form-startups

Após a inscrição, o UniAngels realiza uma avaliação e entra em contato com as empresas selecionadas para aprofundar o entendimento do negócio e preparar a apresentação do pitch

Apesar da rede incentivar a participação de ex-alunos da Unicamp, o projeto é aberto a qualquer pessoa ou empresa interessada em realizar negócios.  

Quando serão as próximas plenárias?

O grupo planeja realizar pelo menos 6 plenárias no ano de 2021, com o agendamento da próxima plenária para abril. 

Os convites são enviados aos associados da rede, ou seja, aos possíveis investidores anjo inscritos no UniAngles. Esses investimentos podem ser realizados por pessoas físicas com capital próprio, com interesse em aplicações voltadas à startups que estejam em estágio inicial, mas com alto potencial de crescimento. Geralmente, os investidores têm participação minoritária no negócio e atuam não só como provedores, mas também como mentores e conselheiros.

Para se inscrever como associado, acesse o link: https://uniangels.com.br/form-investidor/