Notícias

jovens sentados em um auditório com um cartaz no colo. O cartaz tem papéis colados e os jovens estão com canetas na mão e vestindo camiseta laranja.

Inova Jovem abre inscrições para equipes interessadas em empreendedorismo

Em sua oitava edição, competição capacita alunos e amplia o ensino de empreendedorismo no ensino médio

Texto: Thais Oliveira

Foto: Fotoclick – Janaina Fiuza

Estão abertas as inscrições para o Inova Jovem 2021, a maior competição de empreendedorismo voltada a alunos do ensino médio do país. Organizada pela Agência de Inovação da Unicamp, o programa chega em sua oitava edição com mais de 2 mil alunos capacitados. Só no ano passado, se inscreveram 519 alunos de 9 estados diferentes.

O objetivo do programa é apresentar o empreendedorismo como forma de carreira, e, portanto, durante a competição os participantes têm que desenvolver um negócio social que tenha capacidade de mudar positivamente a sociedade e ainda gerar lucro, sendo economicamente viável.

Para isso, os estudantes recebem capacitações como workshops de Business Model Canvas (uma metodologia de modelagem de negócios), mentorias com especialistas do mercado de trabalho e treinamentos de pitch, para saber como apresentar seus negócios a uma banca com possíveis investidores.  A equipe melhor avaliada pode ganhar até 5 mil reais.

Interessados podem fazer inscrição aqui.

O perfil dos estudantes

Entre os inscritos em 2020, 62,5% eram oriundos de escolas públicas e 37,5% de escolas particulares. Ainda entre os inscritos, 88,69% estudavam em escolas técnicas públicas ou privadas.

De acordo com Renato Lopes, diretor associado da Inova Unicamp, um dos motivos da alta participação de alunos de escolas técnicas se deve às disciplinas práticas que fazem parte de suas grades, que cobrem temas como o mercado ou a prototipagem de produtos, por exemplo. Entretanto, o objetivo do programa é levar o ensino do empreendedorismo ao maior número de jovens, sejam de cursos técnicos ou regulares.

“Nosso objetivo é poder apresentar também o empreendedorismo a alunos de escolas regulares que ainda não tenham familiaridade. Esse conhecimento pode ser benéfico tanto para a formação de uma empresa, quanto para a atuação no mercado de trabalho. E ajuda a ver que o que se aprende pode ser aplicado na prática. Essa é uma visão que pode se aplicada até na graduação, pois leva o aluno a olhar o que se se aprende por um aspecto de modelagem de um negócio ou produto, por exemplo”, explicou Renato Lopes.

O Inova Jovem e os negócios sustentáveis

Para participar, as equipes terão que desenvolver soluções de negócios sociais que possam gerar empresas que tenham como objetivo transformar realidades de um público-alvo e ao mesmo tempo gerar um resultado financeiro positivo. Para isso, os jovens devem se embasar em um dos cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que são pré-estabelecidos pela organização:

  1. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  2. Consumo e Produção Responsáveis
  3. Educação de Qualidade
  4. Energia Limpa e Acessível
  5. Saúde e Bem-Estar

A iniciativa vai de encontro com a relação que a Universidade tem com a sustentabilidade e os ODS, já estando envolvida em projetos de conservação ambiental e outros pilares como social e econômico. O tema foi abordado pelo reitor da Unicamp, Prof. Antonio José Meirelles, durante o balanço dos cem primeiros dias de gestão, realizado no dia 28 de outubro, que foi transmitido no canal da TV Unicamp na semana passada.

Como fazer parte do Inova Jovem?

O programa é voltado a alunos que tenham de 13 a 21 anos e façam parte do ensino médio regular ou técnico (sendo válido o quarto ano do ensino técnico). Os participantes devem se unir em equipes de três a cinco alunos, podendo ser da mesma escola ou não, de qualquer cidade do Brasil. As inscrições podem ser feitas de 3 a 24 de agosto.

A inscrição deve ser feita em duas etapas: 1 – Inscrição geral da equipe 2 – Inscrição individual de cada membro da equipe. Na primeira inscrição, o(a) membro da equipe deve inscrever o nome e e-mail dos outros, além de descrever o problema, a solução e em qual dos cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) se encaixa a ideia de negócio.

Após essa resposta, todos os membros terão que responder individualmente o formulário individual, assinalar o termo de cessão de dados e anexar a autorização dos pais e responsáveis. A participação da equipe só estará completa após todos os membros responderem ao segundo formulário e anexarem a autorização de pais e responsáveis. Maiores de 18 anos não precisam responder à autorização.

As equipes que estiverem confirmadas na competição receberão um e-mail com a descrição sobre os próximos passos. A primeira atividade de capacitação, Workshop Inova Jovem, ocorre no dia 28 de agosto.

Sobre o Inova Jovem

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas sete edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e inovação.    

Patrocinadores de 2021: Agibank, Matera, Poliedro, Via Consulting

Apoiadores de 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo