Conselho do Unicamp Ventures é renovado com foco na diversidade e na inclusão

Os novos conselheiros terão papel fundamental nas atividades planejadas para 2022 e no relacionamento com as empresas-filhas.

Texto: Leonardo Scramin Florindo | Fotos: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp e Arquivo Pessoal.

Três ex-alunos empreendedores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assumem seus postos como conselheiros do grupo Unicamp Ventures (UV), uma rede de relacionamento e colaboração formada por alunos, ex-alunos, docentes, funcionários, e empreendedores das startups incubadas e graduadas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Criado com a missão de ampliar o impacto do grupo Unicamp Ventures no ecossistema de empreendedorismo nacional, o Conselho Consultivo é formado por sete conselheiros, além do presidente executivo e da presidente do conselho, a cargo da diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp, a professora Ana Frattini.

David Figueira, atual presidente executivo do Conselho, destaca que os conselheiros terão funções específicas de governança e estarão mais próximos das empresas-filhas em 2022.

“A ideia é que seja um ano de virada para o Unicamp Ventures. Pretendemos fazer mais eventos, captar mais recursos e atingir mais empresas-filhas”, afirma Figueira.

Os três novos conselheiros com mandatos para os próximos dois anos são:

• Leonardo Gross, aluno do programa de mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, fundador da Genki.Health e co-fundador da Cross Industry Innovation Summit.

Leonardo Gross – Novo conselheiro do Unicamp Ventures.

“A diversidade precisa ser pauta estratégica interna e constante na empresa para trazer resultados que vão muito além do ganho de imagem. Tudo é diversidade, tudo é inovação, mas quantos negros e negras ocupam posição de liderança nessas empresas? Normalmente esse número é baixíssimo. É estratégico para as empresas porque traz vantagem competitiva, mais inovação, mais motivação, mais bem-estar e, claro, ganhos financeiros”, afirma Leonardo Gross.

“Precisamos incentivar as empresas a cada vez mais pautar suas ações de D&I em processos de avaliação contínua”.

• Marcelo Braga, engenheiro químico formado pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (FEC), CEO da SEARCH e fundador da Reachr.

Marcelo Braga – Novo conselheiro do Unicamp Ventures.

“Vejo no empreendedorismo o futuro das relações corporativas, carreira e educação. Poder utilizar minha experiência como profissional da área de Pessoas, minha experiência como empreendedor será algo de grande satisfação. Objetivamos estreitar as relações entre as pessoas e empresas do ecossistema da Unicamp, ampliando a geração de negócios e networking”, destaca Marcelo Braga.

“Pessoas é o que de fato faz a diferença em qualquer negócio. E educação é o caminho para tornar as pessoas melhores”.

• Thierry Cintra Marcondes, engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM) e fundador da empresa-filha Evolucar. Ele foi vencedor do Desafio Unicamp de 2012. Além disso, é criador do movimento Empatia do Silêncio, que tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação à deficiência auditiva.

Thierry Marcondes – Novo conselheiro do Unicamp Ventures.

“O primeiro grande passo é dar uma oportunidade, é incluir as pessoas com deficiência na empresa, com objetivo de permitir uma troca, saber como elas vão se posicionar. Depois, o trabalho de inspiração é fundamental para mostrar que sim é possível elas irem mais longe. Quando você inova com a diversidade você acaba criando produtos e soluções extremamente impactantes. Além de ter um novo posicionamento, você também atrai mais pessoas para sua empresa”, afirma Thierry Marcondes.

“Eu criei e sigo uma metodologia que eu chamo de ‘4 is’: Inclui, Inspira, Inova e Gera Impacto”.

Os três novos conselheiros vão atuar no planejamento e execução das atividades de conexão entre as empresas-filhas e o ecossistema inovador, especialmente ao redor da Unicamp, como prospecção de patrocínio e curadoria de conteúdos para os eventos, mentorias nos programas de formação e cultura ao empreendedorismo da Universidade.

Além disso, trabalharão para incentivar e apoiar a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade empreendedora da Unicamp, auxiliando-as a fundarem empreendimentos e startups de impacto, assim como a assumirem cargos de relevância em empresas.

Coloque os webinars Unicamp Ventures 2022 na agenda!

Os eventos virtuais e híbridos para 2022 já estão sendo planejados. Ao todo, serão realizados cinco eventos (webinars e presenciais) via Zoom. Antecipe-se e coloque na agenda os temas que mais lhe interessam participar.

Se seu interesse for patrocinar os eventos e ter benefícios como a oportunidade da sua empresa palestrar em uma das temáticas ou ter outros tipos de interação, converse com a equipe de comunicação da Inova Unicamp para garantir sua participação em: comunicacaoinova@inova.unicamp.br

As inscrições gratuitas estarão abertas conforme as datas dos eventos se aproximarem, com divulgação no site Unicamp Ventures e nas redes sociais.

10 de fevereiro: Atração de Talentos;

07 de abril: ESG – Environmental, social and corporate governance;

09 de junho: Apresentação da nova marca do Unicamp Ventures;

04 de agosto: Funding para Startups;

20 de outubro: Encontro Anual.