Conheça a presença feminina ativa no Unicamp Ventures

Conheça a presença feminina ativa no Unicamp Ventures

Texto: Leonardo Scramin Florindo | Fotos: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp e Arquivo Pessoal.

A Agência de Inovação Inova Unicamp tem trabalhado nos últimos anos para ampliar cada vez mais a participação feminina nas decisões do ecossistema empreendedor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela primeira vez a Inova tem uma mulher como diretora-executiva, que também é presidente do Conselho do grupo de empreendedores Unicamp Ventures (UV).

O próprio UV ampliou a presença feminina na articulação e planejamento de suas ações, com a adesão de duas empreendedoras mulheres em seu Conselho Consultivo. Junto ao time da Inova Unicamp, entre outras ações de conexão e reafirmação do Grupo, as conselheiras buscam fomentar o empreendedorismo feminino, que representa hoje 20% do ecossistema empreendedor da Unicamp, com 328 sócias mulheres em 286 empresas ativas.

Conheça a presença feminina ativa no Unicamp Ventures:

Rose Ramos.

Rose Ramos é ex-aluna da Unicamp, sócia-diretora da empresa-filha Agência Sabiá, fundadora da empresa-filha MatchIT e conselheira do UV, responsável pela área de marketing do Grupo.

“Temos que ter mais mulheres em ambientes de decisões corporativas. Nós temos a responsabilidade de expor nossa voz, ocupar espaço e com isso abrir caminho para as outras. Aqui no UV olhamos para as empresas-filhas com mulheres no quadro societário com especial atenção, com webinars, artigos e cases. É uma alegria ver que o time feminino no Conselho aumentou”.

 

Mabel Alvarado.

Mabel Alvarado é sócia da Alcance Innovation Consulting, empresa-filha da Unicamp e conselheira do grupo responsável pelas áreas de Governança e Gestão.

“O crescimento da participação feminina no UV cria uma rede de colaboração para incentivo ao empreendedorismo feminino. Nosso objetivo é apoiar as empreendedoras na superação das dificuldades para formar uma empresa e se destacar no mercado. Queremos que elas se sintam representadas no Conselho para que possamos fazer crescer o número de empresas lideradas por mulheres”. 

 

Ana Frattini.

Profa. Ana Frattini é diretora-executiva na Inova Unicamp e presidente do Conselho Consultivo do UV. 

“A Inova tem tradicionalmente a força feminina representada, já que três, das quatro diretorias, são ocupadas por mulheres. Somos um exemplo de como o equilíbrio e a diversidade podem gerar bons resultados.  É um grande prazer liderar um time com essa força.”

 

 

 

Vanessa Sensato.

Vanessa Sensato é diretora de relações institucionais na Agência de Inovação Inova Unicamp, responsável pelo planejamento e articulação dos eventos e conteúdo do UV e pelo relatório das empresas-filhas da Unicamp. 

“O propósito da minha atuação junto ao Unicamp Ventures é potencializar conexões e construir programas que reforcem nossa cultura empreendedora. Entendo que com mais visibilidade e estímulo nosso ecossistema pode se tornar ainda mais vibrante”, destaca Sensato.

 

 

Kátia Kishi.

Kátia Kishi, é analista de comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp. No UV, atua nos webinars e na formatação do conteúdo e da marca do Grupo.

“Entre as atividades de incentivo ao empreendedorismo e ao relacionamento entre as empresas-filhas, junto ao grupo UV, realizamos diversos conteúdos e atividades de relacionamento, que vão desde matérias jornalísticas e podcasts até webinars com empresas-filhas e meetups com confraternizações entre elas. Acredito que através desse compartilhamento de experiências podemos fortalecer todo o ecossistema”.

 

Mariana Zanatta.

Mariana Zanatta é gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, responsável pelo mapeamento e análise da pesquisa das empresas-filhas da Unicamp. 

“Entendo que a nossa atuação estimula outras mulheres a participarem. Temos essa visão de buscar sempre o olhar feminino e de trazer outras mulheres para o grupo.”