Inova Unicamp homenageia 80 pesquisadores, docentes e alunos no Prêmio Inventores 2022

Foto de dois troféus em foco do Prêmio Inventores da Unicamp. O troféu é o logo do Prêmio, que forma uma lâmpada com duas metades de cabeça ao redor. Ele é em degradê do verde ao azul como as cores da Inova Unicamp. Fim da descrição.
Em sua 15ª edição, a premiação organizada pela Inova Unicamp parabeniza os inventores de tecnologias da Universidade que foram licenciadas para o setor empresarial ou para instituições e homenageia seis empresas spin-off da Unicamp.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2022 | Texto: Kátia Kishi | Foto: Lucas Sousa & Renato Rufino

Com intenção de reconhecer esforços de inventores de tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), engajados no fomento à inovação e empreendedorismo, a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza a 15ª edição do Prêmio Inventores, que neste ano homenageia 80 pesquisadores, docentes, alunos e ex-alunos inventores de tecnologias da Unicamp que foram licenciadas em 2021.

A premiação acontece anualmente e de forma ininterrupta desde 2009, sendo que sua edição embrionária foi realizada em 2004, um ano após a criação da Inova Unicamp, que é o órgão responsável por sua organização. A atividade é considerada como uma das principais ações de fomento à cultura de inovação focada, especialmente, na comunidade interna da Unicamp e seus parceiros, conforme explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova:

“Sabemos que os inventores envolvidos em atividades de transferência de tecnologias da Unicamp assumem o compromisso adicional de levar à sociedade o resultado de suas pesquisas. É com muita alegria que eu vejo o crescimento de parcerias com setor empresarial e outras instituições, e a consolidação desta atividade na Unicamp nos anos recentes. Parabenizo a todos nossos inventores, e também ao time da Inova, que possibilitaram esse resultado”, comemora Ana Frattini.

A consolidação da atividade de transferência de tecnologias na Unicamp, tornando a Universidade referência internacional nesse setor, pode também ser observada pelo aumento no número de inventores envolvidos na atividade no decorrer dos últimos 18 anos. Em 2022, a Inova vai premiar 80 inventores por estarem envolvidos em licenciamentos de tecnologias, quase o dobro da média dos últimos anos. Quando comparado à primeira edição da premiação, no início das atividades da Inova Unicamp, o crescimento é mais notável ainda, pois, em 2004, eram nove inventores premiados por suas tecnologias licenciadas

“Isso demonstra o amadurecimento da Inova como Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp, mas também da comunidade da Unicamp – docentes, pesquisadores e alunos – em reconhecer a importância de seu relacionamento com a sociedade por meio da transferência de tecnologias”, completa o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

 

Segundo ano com maior número de licenciamentos de tecnologias da Unicamp

O aumento de inventores premiados está ligado diretamente ao aumento de contratos de licenciamentos assinados, sendo que 2021 foi o ano que registrou o segundo maior número de transferências de tecnologias da Unicamp na série histórica da Inova. Ao todo, foram 30 licenciamentos de tecnologias assinados, atingindo a marca de 197 contratos de licenciamento ativos.

Esse é o maior número de licenciamentos ativos de tecnologias da Unicamp dos últimos 18 anos, que levaram a ganhos econômicos de mais de R$1,9 milhões, valor semelhante ao de 2020. Os ganhos econômicos obtidos pela Unicamp com os licenciamentos são divididos igualmente entre os inventores, a unidade de onde veio a tecnologia e a Inova, que reinveste em atividades para promoção da cultura de inovação e empreendedorismo.

O gráfico em barras azuis apresenta que desde 2010 (que apresenta 7 contratos) houve um aumento crescente de contratos de licenciamentos de propriedade intelectual da Unicamp. O pico foi 2020 com 48 e em segundo lugar 2021 com 30. Fim da descrição

Sobre o aumento de licenciamentos no decorrer dos anos, a diretora de parcerias da Inova Unicamp, Iara Ferreira, comenta que isso se deve a diversos motivos, em especial, à estratégia integrada e abrangente da Inova Unicamp.

“Nossa estratégia de transferência de tecnologias é bastante ampla e inclui não somente a oferta ativa de tecnologias a empresas consolidadas, mas também estruturar relacionamentos de longo prazo com o setor empresarial focados no estímulo à pesquisa em parceria, além do fomento à criação de empresas spin-off, baseadas no conhecimento gerado na Unicamp”, explica Iara Ferreira.

Neste ano, a premiação também busca encorajar a força empreendedora com uma homenagem às empresas que entraram recentemente no mercado com seus negócios gerados a partir de pesquisa desenvolvida na Unicamp, com ou sem propriedade intelectual protegida.

Esses empreendimentos são conhecidos como spin-offs acadêmicas e nesta edição foram premiadas 06 empresas, sendo que três tiveram tecnologias licenciadas e quatro passaram pela pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

 

Homenagem aos premiados do Prêmio Inventores 2022

Neste ano, foram premiados nas seguintes categorias:

  • Tecnologia Licenciada: 80 pessoas envolvidas em 30 contratos de licenciamentos de 21 tecnologias da Unicamp.
  • Spin-off Acadêmica: 06 empresas recentes no mercado que têm no core de seus negócios uma tecnologia ou conhecimento da Unicamp.
  • Tecnologia Absorvida no Mercado: 03 inventores de 01 tecnologia que, além de licenciada, já foi absorvida no mercado em produtos ou serviços.

Todos os inventores premiados já estão listados no site do Prêmio Inventores da Unicamp por categoria. Além desse reconhecimento, a Inova Unicamp divulgará no decorrer dos próximos meses sua série de reportagens sobre algumas das tecnologias licenciadas, que poderão ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho).

Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).

Os inventores também receberão seus certificados durante uma cerimônia exclusiva aos premiados no dia 10 de junho (mais informações serão enviadas próximo à data da cerimônia por e-mail aos premiados).

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: ClarkeModet; 3M; e Neger Telecom

Acesse a lista de premiados da edição Prêmio Inventores de 2022.