ACidadeON | Unicamp desenvolve clareador dental feito de cogumelo

Foto mostra becker de vidro com pasta cor marrom e ao fundo uma coroa de cogumelo shimeji preto. Fim da descrição
Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), desenvolveram um clareador dental a base do cogumelo shimeji.

Texto: Reprodução ACidadeON Campinas | Foto: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp

A tecnologia promete ser uma alternativa natural aos clareadores com produtos químicos, que causam efeitos adversos na gengiva e no esmalte dos dentes, além de agregar valor à cadeia produtiva do cogumelo.

O resultado foi obtido de um estudo envolvendo pesquisadores da Unifesp e de três faculdades da Unicamp, sendo elas Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Faculdade de Engenharia de Alimentos e Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

O uso do Shimeji como matéria-prima deve reduzir ainda a emissão de resíduos ao meio ambiente, já que a parte usada na produção do clareador, na ponta do cogumelo, anteriormente descartada, passa a ser usada na produção do clareador.

“Podemos dispor de grande quantidade de matéria-prima de baixo custo sem precisar aumentar a produção de cogumelos, e apoiando os pequenos produtores, que se beneficiariam da agregação de valor a um resíduo”, avalia o pesquisador Juliano Bicas, da Unicamp.

O a propriedade intelectual do produto foi patenteada pela Webbe Startups, uma spin-off acadêmica da Unicamp que tem como investimento o resultado das pesquisas feitas pela Unicamp.

MERCADO AQUECIDO

Segundo os pesquisadores, o clareamento dental é um dos procedimentos mais utilizados nos consultórios odontológicos. A procura por produtos de origem natural tem se intensificado nos últimos anos.

O diferencial da tecnologia da Unicamp está na forma natural de clareamento, que tem potencial para retirar manchas dos dentes evitando reações adversas como irritação na gengiva e na mucosa oral ou sensibilidade temporária dos dentes.

A invenção também é mais barata, já que não exige substâncias isoladas, que requerem processos de produção mais complexos e caros. O extrato é obtido do chapéu ou do talo do Shimeji, com um mínimo de tratamento, sendo considerada uma tecnologia “verde”.

Texto publicado originalmente no Portal ACidadeON Campinas.

Leia mais sobre essa tecnologia de clareamento dental aqui.