EPTV | Especial Terra Brasilis: O Saber da Mata

Dois pesquisadores homens na bancada do laboratório. Um é descendente de asiáticos e o outro tem cabelos brancos e usa óculos. Fim da descrição.

Remédio ancestral, brasileiro e da Mata Atlântica. O óleo de copaíba e as pesquisas recentes, que resultaram em um novo composto antimicrobiano com nanopartículas de prata para tratamento de infecções resistentes, foram explorados no terceiro episódio do Programa Especial Terra Brasilis, produzido pela EPTV.

O docente da Unicamp, Nelson Dúran, e o pesquisador da UEL e ex-aluno da Unicamp, Gerson Nakazato, contaram sobre as propriedades e aplicações do óleo em associação com a nanotecnologia.

A patente é fruto de pesquisas em parceria entre UNICAMP – Universidade Estadual de CampinasUEL – Universidade Estadual de LondrinaUniversidade Estadual de Maringá e Universidade Federal do Amazonas e está disponível para empresas interessadas na exploração do novo antimicrobiano. Todo o processo, desde a proteção do invento à negociação para licenciamento, é feito com apoio da InovaUnicamp.

Assista ao programa completo. A entrevista dos pesquisadores se inicia em 22:37.