Tratamento personalizado para esquizofrenia

Licenciamento não exclusivo de patente BR 10 2017 025852 1

O método desenvolvido visa prever o sucesso na resposta de pacientes ao tratamento com antipsicóticos. A tecnologia avalia as assinaturas lipídicas no plasma sanguíneo como biomarcadores associados à melhoria dos sintomas da esquizofrenia. O teste auxilia a escolha personalizada da medicação para o controle da esquizofrenia no momento do diagnóstico, promovendo maior eficácia e redução dos efeitos colaterais que levam cerca de 60% dos pacientes a abandonarem o tratamento. As amostras de sangue de pacientes diagnosticados com esquizofrenia foram coletadas antes e depois do tratamento com os antipsicóticos de segunda geração risperidona, olanzapina e quetiapina. Os resultados ainda têm o potencial para contribuir na busca por novas abordagens terapêuticas.

Inventores: Daniel Martins de Souza (Unicamp), Adriano Aquino (Unicamp), Johann Anton Christian Steiner (University of Magdeburg, Alemanha), Guilherme Lionello Alexandrino (Unicamp), Michael Murgu (Waters Technologies do Brasil Ltda.), Alexandre Ferreira Gomes (Waters Technologies do Brasil Ltda.), Fábio Augusto (Unicamp)

Unidades: Instituto de Biologia da Unicamp (IB) e Instituto de Química da Unicamp (IQ)

Empresa licenciada: Quarium

Saiba mais:

Spin-off da Unicamp desenvolve teste que sinaliza precocemente resposta a antipsicóticos