Webinar Unicamp Ventures aborda investimento para startups

Print de telas onde aparecem cinco homens brancos, representantes dos fundos de investimentos e o presidente do Unicamp Ventures, e duas mulheres, sendo uma branca e loira e outra asiática na moderação do evento. Fim da descrição.

Webinar Unicamp Ventures aborda investimento para startups

Quatro dos principais fundos parceiros da Inova Unicamp e do grupo de empreendedores da Unicamp contaram quais os pontos que avaliam antes de decidir aportar capital em uma empresa

Texto: Ana Paula Palazi

Nesta quinta-feira, dia 26, aconteceu o Webinar Investimento para Startups, de forma online e gratuita. Organizado pela Inova Unicamp e pelo Unicamp Ventures –  grupo de empreendedores ligado à Universidade – o evento teve o apoio da BR Angels, Uni Angels, Fundepar e Gávea Angels, quatro dos principais parceiros do ecossistema da Unicamp.

O webinar em modelo de pitch reverso, invertendo os papéis entre investidores e startups, apresentou como essas instituições e redes de investidores trabalham e o que avaliam na hora de decidir alocar recursos em uma ou outra empresa, além de dicas para aumentar as chances de aprovação.

O evento contou com a abertura do presidente executivo do Unicamp Ventures, David Figueira, que ressaltou a relevância dessa rede de relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Unicamp. Criado em 2006, o grupo tem como missão conectar as empresas-filhas da Universidade e potencializar o sucesso da comunidade.

Na sequência, os players se apresentaram:

Orlando Cintra

O fundador e CEO da BR Angels apresentou as oportunidades para o desenvolvimento de startups. Na proposta de valor, o grupo de executivos coloca à disposição quase 250 CEOs, grandes empreendedores e board members dando ênfase ao chamado Smart Money, que oferece capital financeiro e intelectual.

Cintra destacou que a BR Angels possui nove grupos de aconselhamento, com pessoas especializadas em diferentes áreas, e mais de 80 parceiros estratégicos que formam um mini hub para coinvestimentos. Ele também ainda abordou os estágios que startups precisam apresentar, para potencializar as chances de obter investimentos com bilhetes de até R$ 5 milhões.

www.brangels.global

Daniel Andrade

Co-fundador da Uni Angels, Daniel Andrade explicou como essa associação sem fins lucrativos nasceu, trazendo o propósito de agregar e fortalecer o ecossistema da Unicamp por meio da rede de empreendedores e ex-alunos da Universidade. Com uma filosofia mais voltada para a seleção e prospecção, a rede busca entender o momento de cada startup atuando como facilitadores na conexão com investidores-anjo.

Andrade disse que a Uni Angels não tem preferência por setor, sendo diversa como a Unicamp, e apresentou em qual nível de maturidade a startup precisa se encontrar para ser considerada nas rodadas de captação. Com mais de 330 associados, sendo 60% Alumini da Unicamp e uma equipe totalmente voluntária, o grupo oferece bilhetes que vão de R$ 150 mil a R$ 800 mil. Algumas empresas-filhas da Unicamp estão entre as investidas, mas a Uni Angels trabalha também com startups sem vínculo com a Universidade Estadual de Campinas.

www.uniangels.com.br

Carlos Lopes

O diretor da Fundepar, Carlos Lopes, descreveu que entre as ações da gestora mineira de fundos, braço de investimento criado pela Fundep, está a transformação de “papers em PIB”. Com presença em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de todo o país, a Fundepar busca boas oportunidades de investimento em ciência desenvolvida nas universidades, para estimular o empreendedorismo com intuito de levar essas soluções para o mercado.

Lopes também divulgou o Biotechtown, um hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida, que conta com programa de aceleração e estrutura para otimização de recursos nos primeiros anos de vida das startups.  Também apresentou as oportunidades viabilizadas pela Fundepar, focando no fundo de investimentos Seed4Science, que aporta até 3 milhões em startups de base tecnológica em estágios iniciais, focado em hard science e deep tech.

www.fundepar.com.br

Jorge Rocha

O presidente da Gávea Angels divulgou o fundo criado há 20 anos, dentro do Instituto Gênesis da PUC do Rio de Janeiro e pelos ex-alunos da escola, para investir em startups de tecnologia altamente escaláveis e ampliar o network delas. Rocha falou sobre a multiplicidade e senioridade dos associados que analisa os negócios apontando oportunidades e desafios para alavancar as startups, além da característica de coinvestimento em parceria com outros fundos, como o próprio BR Angels.

A Gávea Angels investe em empresas já operando e que não precisem apenas de capital, destacando setores como agricultura, construção, educação, finanças, saúde, consumo e varejo, dentre outros. Jorge também comentou sobre a exploração de oportunidades e orientação ainda nas fases de prospecção e mostrou o caminho percorrido para escolha e seleção de investidas.

www.gaveaangels.org.br

Não conseguiu acompanhar o webinar ao vivo? Assista na íntegra: