Prêmio Inventores 2022 homenageou protagonistas da inovação da Unicamp

Foto externa e noturna. Cerca de trinta pessoas que foram premiadas no Prêmio Inventores estão com os braços erguidos em frente ao letreiro da Inova Unicamp a Agência de Inovação da Unicamp. Fim da descrição.
A 15ª edição da cerimônia marcou a aproximação do espaço físico da Inova com pesquisadores, empreendedores e parceiros da Unicamp

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2022 | Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Thomaz Marostegan

“Sejam bem-vindos à casa da inovação, à casa de vocês, inventores da Unicamp”, disse Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp, na cerimônia do Prêmio Inventores 2022. Foram 80 premiados nessa edição, entre docentes, pesquisadores, alunos, empreendedores e unidades que se destacaram na proteção da propriedade intelectual, na transferência de tecnologia e na criação de novos negócios baseados na produção científica da Unicamp.

A cerimônia aconteceu na sexta-feira (10) na nova sede da Agência de Inovação, no campus de Campinas. Após dois anos sendo realizado a distância, o evento permitiu o uso da sede da Inova e do seu Anexo, que pertence ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, inaugurados no início de 2020.

Estiveram presentes o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, representando o prefeito Dário Saadi; o presidente do INPI, Cláudio Furtado, e a vice-reitora da Unicamp, Maria Luiza Moretti, entre outras autoridades.

O clima de confraternização marcou o evento, iniciado com a entrega das placas de homenagem aos premiados nas categorias Propriedade Intelectual Licenciada, Tecnologia Absorvida no Mercado e Spin-offs Acadêmicas. Na sequência, houve a entrega dos troféus para as duas unidades da Unicamp que se destacaram em inovação.

“É uma honra representar a FEA pela segunda vez nesta premiação”, disse a professora Mirna Gigante, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Unidade Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual. Ela agradeceu aos 31 inventores e ao grupo envolvido nas 15 tecnologias depositadas da FEA.

A professora Iracema Morais, primeira mulher a assumir a direção da FEA, também foi lembrada nos agradecimentos. “É significativo termos presente neste momento a autora da primeira patente da FEA ”, ressaltou Julian Martínez, diretor associado da Unidade. SAIBA MAIS: FEA é destaque na Proteção à Propriedade Intelectual

A comunidade do Instituto de Biologia, Unidade Destaque na Transferência de Tecnologia, também foi homenageada nos discursos. Coube ao professor Everardo Magalhães, diretor associado do IB, exaltar o trabalho coletivo. “Agradeço à Inova e a nossos servidores, docentes e não docentes, sem os quais não estaríamos aqui”. O IB teve quatro das 21 tecnologias da Unicamp licenciadas em 2021. SAIBA MAIS: IB é destaque na Transferência de Tecnologia

A inovação e a tecnologia estão hoje presentes em várias partes da universidade, lembrou o reitor. “Esse prêmio prova que podemos ser inovadores em ciência e tecnologia, em políticas públicas e no empreendedorismo social”, comentou.

Cláudio Furtado aposta no protagonismo da Unicamp. Neste ano, a Universidade celebrou um convênio de colaboração com o INPI para ampliar a cultura da inovação, da propriedade intelectual e dos licenciamentos. “A Unicamp é um ator central no processo de geração e transformação do conhecimento em ativo econômico por meio do empreendedorismo e da criação de negócios”, disse.

Ao todo, foram 80 inventores envolvidos em 30 contratos de licenciamento de 21 tecnologias, além de seis spin-offs acadêmicas formadas e uma tecnologia absorvida no mercado. A cerimônia terminou com uma foto do grupo para mostrar o alcance e a diversidade das inovações. SAIBA MAIS: Tecnologia desenvolvida na Unicamp impacta mercado internacional

“A Unicamp é referência latino-americana na transferência de tecnologia e isso decorre da combinação do engajamento dos inventores com a maturidade e o profissionalismo dos agentes da Inova”, finalizou Ana Frattini. Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 foram:  ClarkeModet3M; Neger Telecom; e Pulse Hub de Inovação da Raízen.

PRÊMIO INVENTORES 2022

Essa matéria é a última da série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre tecnologias licenciadas, spin-offs e unidades que foram destaque do Prêmio Inventores 2022. As reportagens podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores. A programação do prêmio incluiu ainda um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

ASSISTA AO WEBINAR NOVOS NEGÓCIOS DE BASE CIENTÍFICA

LISTA COMPLETA DE PREMIADOS DO PRÊMIO INVENTORES 2022