CI&T e Unicamp ganham reconhecimento internacional por metodologia que aprimora o diálogo entre humanos e máquina

Trabalho desenvolvido no Cognitive Lab e premiado em evento científico aponta para a aceleração da inovação quando empresas e universidades firmam parcerias para gerar impacto (Foto: Freepik).

Texto original: Bárbara Caldeira.

Você provavelmente já passou por uma experiência frustrante com chatbots. Pode ser que o robô não tenha entendido o que você queria e te respondeu algo completamente diferente do esperado. Pode ser que a linguagem utilizada foi tão artificial que você se incomodou com a sensação. Acertamos?

São situações que assim que a CI&T, multinacional brasileira de soluções digitais, e a Unicamp, uma das melhores universidades da América Latina, buscam evitar. O Cognitive Lab (C-LAB), laboratório criado a partir de uma parceria entre a empresa e o Instituto de Computação da instituição (IC Unicamp), trabalha desde 2021 em um movimento: entender profundamente os diálogos entre humanos e máquinas, o que possibilita o desenvolvimento de melhores soluções envolvendo Inteligência Artificial. E com sucesso.

artigo sobre a metodologia que leva o nome de MCCD, criada no laboratório e que permite analisar um grande volume de dados de diálogos online para estabelecer padrões de conversação, recebeu o prêmio Best Paper Award na 24th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2022).

“Nos dedicamos a entender como as pessoas conversam na internet a partir de raspagem de dados em fóruns, chats públicos e de assuntos gerais. Entendendo quais são os padrões, podemos acelerar a criação de chatbots mais assertivos e que conversem de maneira mais natural”, conta Diego Augusto Silva, lead data scientist da CI&T envolvido na pesquisa.

O método é capaz de identificar múltiplas respostas para uma mesma mensagem, diferenciando vários fluxos de conversa. Na prática, um conjunto de dados extenso, minerado dessa maneira inovadora, pode ser usado em vários aplicativos, de diferentes segmentos e de maneira mais ágil.

Leia a reportagem completa e saiba mais.

Confira outras matérias sobre a CI&T, empresa que faz parte do Ecossistema da Unicamp: