Webinar Unicamp Ventures apresenta parcerias no setor da saúde

Print de telas onde aparecem cinco homens, sendo 3 brancos, um asiático e um negro, e duas mulheres, sendo uma branca e outra asiática. Fim da descrição.

Webinar Unicamp Ventures apresenta parcerias no setor da saúde

BI0S e Einstein, players em saúde ligados à academia, abordaram seus modelos de cooperação com startups. HealthBit e Epistemic, fundadas por ex-alunos da Unicamp, também apresentaram suas soluções tecnológicas.

Texto: Ana Paula Palazi

No dia 14 de julho, a Inova Unicamp e o grupo Unicamp Ventures realizaram o evento  “Conexão academia e startups em prol da inovação na saúde” de forma virtual. A agenda reuniu duas empresas do ecossistema da Unicamp com foco em saúde e contou com a presença de Rodrigo Demarch, diretor-executivo de Inovação do Hospital Albert Einstein, e do professor Cristiano Torezzan, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA Unicamp) e colaborador do Brazilian Institute of Data Science (BI0S).

A primeira mesa de debates apresentou as parcerias para promoção da inovação no setor da saúde e foi mediada por Leonardo Gross, fundador da Genki Soluções em Tecnologias e atual conselheiro do grupo Unicamp Ventures. “Esses são modelos de um Brasil que nos serve de exemplo, com instituições de vanguarda”, comentou o moderador. 

A conexão entre startups e academia permite um desenvolvimento mais eficiente das tecnologias, conforme expôs o diretor-executivo do Einstein. Seja com apoio de profissionais altamente qualificados e baseados em ciência ou abrindo caminho para que os empreendedores encontrem os parceiros corretos para validar ideias e soluções. 

Do lado das universidades, o professor da FCA Unicamp expôs como os hubs de conexão ampliam a produção e circulação de conhecimentos, que são pilares dessas instituições. Na segunda parte do webinar, foram apresentadas as trajetórias e aprendizados das empresas HealthBit e Epistemic, fundadas por empreendedores que possuem ligação com a Unicamp. 

Hospital Albert Einstein 

O Hospital Albert Einstein, por meio de seu Hub de Inovação Eretz.bio, é um dos grandes players que fomentam o desenvolvimento do ecossistema de saúde do Brasil, com mais de 150 projetos rodando com startups, 55 empresas incubadas e 30 investidas, entre eles empresas do ecossistema da Unicamp.  

O hospital possui outras quatro áreas de inovação, menos conhecidas, que incluem um fundo de investimentos para Corporate Venture e um escritório de parcerias dedicado ao apoio para validação de tecnologias e ensaios clínicos, quando necessários. “Acreditamos nesse trabalho colaborativo como um dos pilares de qualquer iniciativa de inovação”, disse Rodrigo Demarch, diretor-executivo de Inovação do Hospital Albert Einstein. 

www.einstein.br 

Brazilian Institute of Data Science (BI0S)

O projeto Brazilian Institute of Data Science (BI0S) é um laboratório vivo com capacidade de produzir e difundir conhecimento na área de Inteligência Artificial e ciência de dados, que conecta Universidades, corporações e startups, além de fomentar a criação de spin-offs, a partir de um sistema integrado de pesquisa e inovação.

O BI0S é sediado na Unicamp e envolve outras cinco instituições parceiras, com pesquisadores da UFABC, ITA, USP, UFAM e FIOCRUZ.  “Temos a pretensão de fazer com que toda a pesquisa desenvolvida pelo BI0S, de fato, se transforme em benefício para a sociedade, expandindo a cultura de dados nas organizações”, comentou Cristiano Torezzan, professor da Unicamp e membro do BI0S . As linhas principais de atuação são Saúde e Agropecuária.

www.bi0s.com.br 

HealthBit 

A health tech é uma empresa de Big Data, sediada em Campinas, fundada por cinco ex-alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), um dos colégios de ensino de excelência ao nível médio e técnico da Unicamp. A startup se baseia em tecnologia, dados e inteligência artificial para melhorar a gestão de saúde nas corporações. A startup criada em 2015 impacta, atualmente, mais de 1.2 milhão de vidas e tem mais de 100 profissionais contratados. 

Desde 2021, a HealthBit se uniu à maior rede de varejo de farmácias no Brasil, a Raia Drogasil. “Temos ao mesmo tempo toda a agilidade de uma startup, com todo o suporte e a governança de uma empresa de grande porte”, disse Murilo Wadt, ex-aluno do Cotuca Unicamp e fundador da empresa-filha . Entre os produtos desenvolvidos estão benefícios agressivos em medicamentos e rede de vacinação e exames bioquímicos (como o exame de covid-19) com preços acessíveis. 

www.healthbit.com.br

Epistemic

A Epistemic trabalha com inovações tecnológicas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia. A startup foi criada em 2015 por Paula Gomez, engenheira eletricista e doutora em Telecomunicações pela Unicamp e Hilda Cerdeira, professora aposentada de Física na Universidade, que pesquisava a epilepsia. Entre as soluções desenvolvidas está um dispositivo vestível que prevê crises de epilepsia com até 30 minutos de antecedência, pensado para dar mais autonomia às pessoas que apresentam alterações neurológicas. O produto em forma de tiara está em fase de testes clínicos. Os ensaios conduzidos na Unicamp, se iniciaram neste ano.

“Nós não viemos da área de saúde e, lá no início, enfrentamos dificuldade para apresentar nosso trabalho. Hoje, vemos que o mundo entende muito melhor que precisamos dessa multidisciplinariedade”, comentou Paula Gomez, fundadora da empresa-filha. Em 2021, a Epistemic foi premiada na categoria Liderança Feminina do Prêmio Empreendedor da Unicamp. 

www.epistemic.com.br 

 

Não conseguiu acompanhar o webinar ao vivo? Assista na íntegra:

Tags:
,