Conheça os critérios de avaliação do Prêmio Empreendedor da Unicamp

David Figueira é um home branco de aproximadamente 40 anos, ele tem cabelos cacheados , usa óculos redondo preto. Veste máscara branca e terno sem gravata e fala ao microfone. Ao fundo uma tela digital tem escrito Encontro Anual Unicamp Ventures. Fim da descrição.

Conheça os critérios de avaliação do Prêmio Empreendedor da Unicamp

Interessados precisam responder a questionário no qual contam sobre a trajetória empreendedora e atuação inspiradora que tiveram em uma das quatro categorias

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

O principal prêmio de empreendedorismo voltado para lideranças com vínculo com a  Unicamp, realiza sua sexta edição em 2022. O Prêmio Empreendedor da Unicamp 2022 é uma vitrine das iniciativas realizadas por empreendedores e empreendedoras ligados à Universidade Estadual de Campinas.

A premiação busca identificar iniciativas das empresas-filhas da Unicamp que se destacaram dentro das categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale Up). Todos os empreendedores ligados à Unicamp que se inscreverem ainda concorrem automaticamente ao Prêmio Empreendedor(a) do Ano.

Os finalistas ganham projeção ao apresentarem suas experiências em evento de porte nacional: O 17º Encontro Anual Unicamp Ventures. A visibilidade é reforçada pelo reconhecimento no ecossistema empreendedor da Unicamp e pelo networking oferecido pelos organizadores do evento: Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o grupo Unicamp Ventures, rede de relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Unicamp.

“É um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos empreendedores e empreendedoras da Unicamp, chancelado pela Inova Unicamp e pelo Unicamp Ventures. Esse prêmio engrandece o currículo de empresas e empreendedores. É uma vitrine para os ganhadores que estejam buscando novos parceiros, recursos externos e visibilidade na comunidade”, diz David Figueira, presidente do grupo Unicamp Ventures.

Quem pode participar?

São aceitas inscrições de empreendedores e sócios de empresas-filhas da Unicamp que estejam devidamente cadastradas na base de empresas-filhas da Universidade. Não há restrições quanto ao porte da empresa ou tempo de existência para se inscrever, mas é preciso que o empreendedor ou sócio indicado na inscrição tenha algum vínculo com a Unicamp: por exemplo, ser ou ter sido aluno, docente ou colaborador da Universidade.

A empresa-filha pode se inscrever em mais de uma categoria, porém os projetos descritos precisam ser diferentes e os representantes indicados para o Prêmio Empreendedor da Unicamp também. Para validar o cadastro, é realizada uma conferência interna dos dados da empresa e do sócio com vínculo.

São consideradas empresas-filhas da Unicamp aquelas criadas por alunos, ex-alunos ou pessoas com vínculo empregatício com a Unicamp; empresas incubadas ou graduadas pela Incamp; ou ainda empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp (spin-off).

Critérios de seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 de setembro. Os participantes precisam responder a um questionário, no qual vão contar a trajetória empreendedora deles, a história da empresa e a relevância que tiveram dentro da categoria escolhida neste ano.

“Essa é uma parte fundamental do processo”, comenta David, que participa da seleção dos finalistas há quatro anos. “Nesse ponto muitos concorrentes acabam perdendo pontos, por isso, indicamos que os interessados dediquem atenção e tempo ao questionário como se estivessem criando um plano de negócios”, orienta.

Os empreendedores e empreendedoras são avaliados de acordo com cinco critérios de seleção do regulamento. A inscrição deve ter aderência com o tema de uma das quatro categorias do Prêmio Empreendedor: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina, Maior Crescimento (Scale Up) .

Ao responder ao questionário, o empreendedor ou empreendedora precisa ainda apresentar boa argumentação, clareza do conteúdo e resultados ou indicadores que comprovem o sucesso comentado. Por fim, os jurados levam em consideração a replicabilidade do aprendizado, ou seja, a possibilidade de multiplicação do resultado.

Quem vota?

Os inscritos são avaliados pelo Comitê de Organização do Encontro Anual Unicamp Ventures, composto por membros do Conselho do Unicamp Ventures, membros da Inova Unicamp e do ecossistema da região

“Essa avaliação não é feita só internamente, chamamos representantes do ecossistema que tenham atuação relacionada a cada uma das categorias”, diz David. Os quatro finalistas das quatro categorias concorrem automaticamente ao Prêmio Empreendedor(a) do Ano.

Prêmio

Os empreendedores vinculados às empresas vencedoras nas categorias de Impacto Social, Inovação, Liderança Feminina ou Maior Crescimento serão premiadas com troféu e divulgadas em reportagem publicada no site da Inova Unicamp.

Também terão espaço para realizar uma apresentação sobre a empresa (pitch) durante o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, maior evento de relacionamento e visibilidade entre as empresas-filhas da Unicamp.

Quem levar o título de Empreendedor(a) do Ano participará do Podcast Unicamp Ventures e terá acesso a 30 horas de consultoria jurídica oferecida pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting.

Agora que sua empresa já conhece um pouco mais a premiação, que tal fazer a inscrição?