Delegação da Amcham visita Inova Unicamp e conhece ecossistema do Parque

Foto mostra grupo com seis mulheres e sete homens, todos brancos. Eles estão posicionados atrás do painel da Inova, a agência de Inovação da Unicamp, formado por letras que se conectam e apresentam um degradê do verde claro ao azul claro. Ao fundo há o prédio do escritório da Inova. Fim da descrição.
Empresas associadas à Câmara de Comércio Americana de Campinas conheceram oportunidades de pesquisa em parceria com a Universidade e as empresas do ecossistema

Texto e foto: Ana Paula Palazi

No dia 24 de agosto, a Agência de Inovação Inova Unicamp recebeu visita da Amcham Campinas (Câmara de Comércio Americana de Campinas) durante a Missão AgTech Interior Paulista. A iniciativa promoveu o contato entre empresas do setor do agronegócio com startups incubadas, docentes, pesquisadores e tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No encontro, foram apresentadas as oportunidades para aprofundar as parcerias com a Unicamp, que conta com mais de 1200 patentes em seu portfólio, muitas das quais com inovadoras tecnologias para o campo. Além de seu Parque Científico e Tecnológico, com mais de 40 empresas instaladas e um ecossistema empreendedor, que congrega mais de mil empresas-filhas ativas.

“Nosso propósito é criar conexões transformadoras e a Unicamp não poderia ficar de fora”, disse Willy Lobbe, gerente regional da Amcham no interior de São Paulo. “A visita foi agregadora  sobre as formas que as empresas podem trabalhar em conjunto com a Universidade em prol da inovação, da tecnologia e do desenvolvimento do agronegócio brasileiro”.

A equipe da Amcham foi recebida pela diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini, que explicou o processo de transferência de tecnologia, da bancada ao mercado, apresentou indicadores e ressaltou a importância das parcerias.

“Nós, enquanto Universidade, não fazemos a inovação sozinhos. A importância dessa cooperação entre a Inova, docentes, pesquisadores e parceiros demonstra que podemos criar um ecossistema sustentável”.

Em seguida, o docente da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri-Unicamp), professor Daniel Albieiro, apresentou as oportunidades e projetos desenvolvidos de forma multidisciplinar dentro do conceito de Smart Farms – que integra a gestão agrícola às tecnologias de dados, com foco em eficiência produtiva e energética.

“Essa parceria é benéfica para as Universidades, com incentivo a pesquisa e avanço da ciência, e benéfica para as empresas que podem trabalhar com tecnologias de ponta no campo”, destacou.

Ecossistema conectado da Unicamp

Thiago Félix  foi o último a se apresentar. Ele é sócio-fundador da Singular Seeds, empresa incubada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) e vem aprendendo a estar do outro lado da bancada.  Formado pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), teve o primeiro contato com a Unicamp durante a competição Desafio Unicamp – programa sobre modelagem de negócios baseados em tecnologias da Universidade, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp -, e logo em seguida, montou a empresa com mais dois amigos da faculdade.

A startup é uma das 17 empresas nascentes incubadas na Incamp que está aberta a parcerias. A empresa utiliza análises de imagens por feixe de luz laser para classificar a qualidade de grãos como soja, milho, café e cevada, com eficiência e redução de custos no campo.

“A Unicamp, com seu Parque Científico e Tecnológico, entra com todo suporte físico, de escritórios e laboratórios; o capital humano, com as mentorias e networking; e nós levamos a pesquisa para a escala comercial. Esta é a grande vantagem de estarmos na incubadora da Unicamp”, disse o sócio-fundador da Singular Seeds.

No encontro, estiveram presentes representantes da CNH Industrial, Sakata Seed Sudamerica, Zeitex Soluções Industriais, Amvac Brasil Serviços, Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas e Venturus Centro de Inovação Tecnológica.