G1 Campinas | Unicamp cria software para simular riscos, calcular danos e evitar explosões ligadas a produtos químicos

Professor Sávio é um homem branco, com barba grisalha por fazer, que usa óculos de acetato em formato retangular. Veste uma camiseta amarela por baixo de uma blusa de lã preta com zíper na gola. Ele está sentado ao lado de uma mesa onde está um computador e um notebook ligados. Na legenda está escrito Sávio Vianna, professor de engenharia química da Unicamp. Fim da descrição.
Ferramenta pode ser usada tanto em empresas quanto em residências, e também para investigação de acidentes. Programa também está disponível para uso acadêmico.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um software capaz de simular riscos de explosões com produtos químicos,  calcular danos e evitar acidentes. A ferramenta, criada por pesquisadores e alunos da Faculdade de Engenharia Química, pode ser aplicada tanto em empresas quanto em residências.

“Ele pode ser usado tanto para investigação de acidente quanto é uma ferramenta de auxílio no projeto de instalações industriais. E também pode ser usado em investigação e prevenção de acidentes domésticos. Como explosão que acontece por vazamento de gás, que é um evento relativamente comum”, explicou o docente Sávio Vianna.

O resultado é obtido a partir de todos os detalhes da planta do local onde o softwre será aplicado, seja ele uma empresa, indústria ou residência. A partir da análise, podem ser desenvolvidos planos de prevenção e conteção de riscos.

Pesquisa sobre hidrogênio e lítio

O sistema já está licenciado e disponível no mercado para contratação.Também está disponível para uso acadêmico. Outras duas linhas de pesquisa já estão em andamento a partir do software, uma sobre a explosão do hidrogênio e a outra sobre a explosão de baterias de lítio.

“As baterias de lítio têm um papel importante para substituir os combustíveis fosseis”, completou o professor.

Texto originalmente publicado no G1 Campinas.
Assista à reportagem produzida pela EPTV Campinas.