Inova Unicamp recebe Missão da Finep em visita institucional

Agência de Inovação apresentou as iniciativas de fomento ao empreendedorismo na Universidade Estadual de Campinas.

Texto: Leonardo Scramin  |  Foto: Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp recebeu, no dia 23 de agosto, membros da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo da visita foi conhecer as iniciativas de fomento ao empreendedorismo e a cultura de inovação na Unicamp, dialogando com a missão da Finep, que é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estiveram presentes Marcelo Bortolini, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Marcelo Camargo, superintendente da área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico; Adriana Hagnauer, gerente do departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção; e Vitor Kapel – analista do departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção. 

Os convidados foram recebidos pela Profa. Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp; Prof. Renato Lopes, diretor-executivo associado; Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp; e por Vanessa Sensato, diretora de Relações Institucionais, e puderam conhecer a estrutura da Agência de Inovação da Unicamp e os programas de fomento ao empreendedorismo, como o Desafio Unicamp e o Inova Jovem

A Missão da Finep visitou também o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e o Laboratório Integrado de Fotônica (LIF), que é coordenado pelo Prof. Newton Frateschi (IFGW Unicamp).

Investimento de R$ 14.7 milhões no Parque da Unicamp

Recentemente, a Finep anunciou o apoio financeiro não-reembolsável de R$14.777.999,65 para a “Vila de Startups” da Unicamp. O projeto prevê a construção de mais de 3 mil m² para abrigar startups e empresas de base tecnológica (EBTs) dentro do Parque Científico e Tecnológico.

O objetivo geral da proposta é ampliar a capacidade de contribuição da Unicamp no apoio às empresas inovadoras, oferecendo suporte físico e capacitação para elas aumentarem sua competitividade regional, nacional e internacional. A ampliação também fomentará o ecossistema empreendedor regional com desenvolvimento econômico baseado em ciência e tecnologia.