Inscrições abertas para o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2022

Foto de 5 troféus, sendo quatro redondos e um retangular maior. Está escrito em todos Prêmio Empreendedor e logos da Inova, Unicamp e Unicamp Ventures

Inscrições abertas para o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2022

Os vencedores das quatro categorias ganham troféu e reconhecimento no ecossistema empreendedor, além de concorrerem ao título de Empreendedor(a) do Ano com prêmio de 30h de Consultoria Jurídica da patrocinadora Alcance Innovation Consulting.

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) abriu hoje a chamada gratuita para submissões de experiências de empresas-filhas da Unicamp em quatro categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up). A premiação é realizada em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures e está com as inscrições abertas para receber os casos de sucesso até o dia 21 de setembro.

“Esta é a sexta edição da nossa premiação voltada às empresas do nosso ecossistema com o objetivo de conhecer e reconhecer as boas experiências desses negócios. Em especial, reconhecer o talento da nossa comunidade empreendedora que é essencial para alavancar o sucesso em cada uma das categorias avaliadas”, explica Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais e comunicação da Inova Unicamp.

As empresas vencedoras nas quatro categorias deste ano realizarão um pitch, uma apresentação curta sobre o modelo de negócio e sucesso na categoria, e serão premiadas com um troféu durante o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, que será realizado presencialmente em Campinas.

Os vencedores também estarão automaticamente classificados como finalistas a Empreendedor(a) do Ano, título que será anunciado somente no evento, a qual todos os inscritos de todas as categorias estão concorrendo ao submeter um caso de sucesso.

Nesta última categoria, será avaliado o papel da pessoa empreendedora para o sucesso do empreendimento, o que inclui liderança, criatividade e capacidade de resolução de problemas das experiências compartilhadas e construção de redes estratégicas que colaborem com o desenvolvimento do ecossistema local. Para a avaliação da banca, conforme o regulamento, os candidatos deverão preencher as informações sobre o caso de sucesso e sobre a atuação da pessoa empreendedora dentro do modelo de submissão.

Além do troféu, a pessoa premiada como Empreendedora do Ano será entrevistada para o podcast Unicamp Ventures e terá acesso a 30 horas de Consultoria Jurídica (nas áreas Societário, Tributário, Contratos e Negociações) oferecidas pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting.

Como concorrer ao Prêmio Empreendedor da Unicamp?

O Prêmio Empreendedor da Unicamp é exclusivo para as mais de mil empresas do ecossistema da Unicamp cadastradas na base da Inova, ou seja, apenas para os negócios que foram criados por ex-alunos, funcionários ou docentes da Universidade, além empresas spin-offs acadêmicas e as startups incubadas ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A premiação possibilita mais visibilidade para a empresa e integração entre os empreendedores do ecossistema da Unicamp. Por isso, só serão aceitas as inscrições cujos sócios fundadores, que concorrerão a Empreendedor(a) do Ano, possuam ou já tenham possuído vínculo formal com a Unicamp.

A empresa pode concorrer a mais de uma categoria e submeter experiências com sócios diferentes, desde que a experiência compartilhada seja diversa.

Para mais informações, acesse:

Cronograma do Prêmio Empreendedor da Unicamp em 2022

Atividade Data
Abertura da Chamada para submissões 17 de agosto
Prazo final para submissão 21 de setembro
Anúncio dos finalistas por notícia publicada no site Unicamp Ventures 07 de setembro
Apresentação dos pitches dos finalistas 20 de outubro
Anúncio de quem será Empreendedor(a) do Ano 2022 20 de outubro