Unicamp Ventures abre uma vaga para empreendedores integrarem o conselho

Foto de diversas pessoas sentadas em roda em uma sala com o David Figueira ao centro apresentando slide do Unicamp Ventures. David é um homem na faixa dos 40 anos, branco e com cabelo curto e preto. Todos usam máscaras. Fim da descrição.

Unicamp Ventures abre uma vaga para empreendedores integrarem o conselho

A renovação parcial do conselho acontece anualmente e as atividades exercidas em prol do ecossistema de empresas-filhas da Unicamp são voluntárias.

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

O ecossistema de empresas fundadas  por alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre processo seletivo para empreendedores comporem o time de conselheiros Unicamp Ventures.

Neste ano, há uma vaga disponível e as inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro de 2022 (sexta-feira) via formulário no site, em que os candidatos devem compartilhar um pouco de suas trajetórias empreendedoras e justificar o interesse e como contribuirão voluntariamente ao ecossistema.

O grupo Unicamp Ventures atua em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp desde 2006, promovendo atividades de relacionamento entre os empreendedores e aspirantes a empreendedores da Universidade, como meetups e webinars, além de produzir conteúdo como reportagens, artigos e podcast.

Desde 2017, a parceria possibilitou a realização do Prêmio Empreendedor da Unicamp, principal reconhecimento da Universidade aos esforços dos empreendedores (as inscrições gratuitas ao Prêmio Empreendedor também estão abertas).

Segundo o presidente do grupo, David Figueira, o conselho busca ser cada vez mais diversos, com pessoas de diferentes áreas de atuação e experiências, além de empreendedores “mão na massa”, que desenvolvam projetos de relacionamento do grupo:

“Como empreendedores, sabemos da importância de uma rede de relacionamento forte em que possamos compartilhar com nossos pares desafios e aprendizados e que podem, futuramente, até se converterem em negócios. E nossa rede é muito robusta, com mais de mil empresas que compõem o ecossistema e espaço para diversas iniciativas. Mas precisamos organizar essas iniciativas com os conselheiros que, além de propor novas ideias, tenham fôlego e disponibilidade em nos ajudar a tirá-las do papel”, comenta Figueira.

Entre as atividades voluntárias dos conselheiros está a curadoria de conteúdo para os eventos, produção de artigos sobre pautas relacionadas ao mundo empreendedor e avaliação dos casos submetidos ao Prêmio Empreendedor da Unicamp.

Atualmente, o conselho Unicamp Ventures é formado por sete empreendedores das mais de mil empresas-filhas cadastradas, além dos presidentes do conselho, sempre e a cargo de quem for diretor(a)-executivo(a) da Inova, e executivo do Unicamp Ventures, empreendedor(a) eleito pelo conselho.

Os mandatos de cada conselheiro são de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos, e com troca parcial de pessoas do conselho a cada ano.

“Poder colaborar com essa rede é uma oportunidade para os empreendedores porque conhecemos cada vez mais empresas e também retornamos valor e ações positivas para a Universidade que nos formou”, justifica Figueira.

As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de setembro ao submeter o formulário preenchido no link: