Unicamp Ventures é um podcast que narra trajetórias empreendedoras 

Foto de microfone preto em primeiro plano e tela de computador com barras de áudio azuis e brancas em segundo plano desfocado. Fim da descrição.

Unicamp Ventures é um podcast que narra trajetórias empreendedoras 

Em 3 temporadas, bate-papo contou experiência de 20 empreendedores e empreendedoras à frente das empresas-filhas da Unicamp. O vencedor do Prêmio Empreendedor, com inscrições abertas, participa de episódio especial. 

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Pixabay

Em uma rotina cercada por compromissos, muito se fala que aquela conversa no café, para troca de experiências, tem ficado cada vez mais rara. Porém, nos últimos anos, ela saiu do ambiente presencial e ganhou espaço em outro formato. Não, aqui não falaremos de reuniões onlines, mas de um outro conteúdo mais leve e descontraído: os podcasts. Esse fato pode ser comprovado frente à ascensão desses programas, acompanhados por 34,6 milhões de ouvintes no Brasil, segundo dados compilados pela Associação Brasileira de Podcasters.

Ligada a essas tendências, a Inova Unicamp lançou em 2020, em parceria com o grupo Unicamp Ventures e a Rádio e TV da Unicamp, um programa de entrevistas com os empreendedores que compõem o ecossistema das empresas-filhas da Universidade. A ideia é aumentar o vínculo, compartilhar histórias inspiradoras e fortalecer essa rede, atualmente composta por mais de mil empresas fundadas pela comunidade da Unicamp. 

Para Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais da Inova Unicamp e apresentadora do podcast, a praticidade e facilidade de acessar o conteúdo é o grande diferencial do podcast. “Apostamos nesse formato, com a finalidade de instruir, inspirar e levar novas informações que estimulem essa cultura de empreendedorismo onde quer que as pessoas estejam”, diz.

Já são três temporadas do Podcast Unicamp Ventures que tratam sobre os mais variados assuntos, partindo sempre da experiência dos empreendedores e empreendedoras à frente de empresas de diferentes portes e áreas de atuação. 

O vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano da Unicamp também participa de episódio especial. A premiação é uma iniciativa que reconhece as boas experiências das empresas-filhas da Unicamp cadastradas em sua base. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas em quatro categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up).

Abaixo, trazemos um compilado dos diversos episódios do Podcast Unicamp Ventures publicados com o apoio da RTV Unicamp.

Confira, escolha, ouça e se inspire:

Inovação corporativa

Nosso convidado é Carlos Netto, formado em ciência da computação pela Unicamp, fundador e CEO da Matera, empresa que nasceu nos corredores da Universidade em 1987, participou do desenvolvimento do pix e inovou o mercado financeiro. Apresentamos como a Matera tem lidado com as rápidas mudanças nesse universo de banking, pix e fintechs.

Gestão de carreira

A conversa é com Martha Gabriel, engenheira civil formada pela Unicamp que se tornou uma das maiores especialistas em inovação do Brasil. O papo trata sobre empreendedorismo feminino, percepção para se aprofundar nas tendências do mercado, aprendizados e a sensibilidade para perceber quando é hora de mudar o rumo dos negócios.

Crescimento e equipe

Recebemos o empreendedor Cesar Gon, formado em Engenharia de Computação pela Unicamp, ex-presidente do grupo Unicamp Ventures e CEO da CI&T. Ele falou sobre como reter e motivar talentos, formar e integrar a diversidade, ainda mais em times internacionais e os desafios da abertura de capital para uma empresa de tecnologia.

Empreendedora do Ano (2021)

Neste episódio, conversamos com Soraya El Khatib, CEO e fundadora da S Cosméticos do Bem, uma spin-off acadêmica da Unicamp. Ela foi a primeira mulher a vencer o prêmio de Empreendedora do Ano da Unicamp, em 2021, e a empresa foi ganhadora na categoria Impacto Socioambiental. Falamos de ecossistema, desafios e caminhos para empreender. 

Transformação digital

Quando se fala em transformação digital como estratégia e futuro para os negócios, no que, realmente, isso consiste? Falamos com Wellinton Oliveira, formado em Ciência da Computação pela Unicamp e fundador da Via Consulting. Ele contou sobre a adequação ao novo cenário digital que encurtou esse processo de transformação das empresas drasticamente. 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem impactado nossas vidas de diferentes formas. Reunimos os ex-alunos da Unicamp: Patrícia Tavares, sócia-fundadora da NeuralMind e Kleber Stroeh, co-fundador e CEO da EverFlow, para saber quais as aplicações da tecnologia em diferentes setores, comentar sobre questões éticas e entender como incorporar a IA no fluxo das empresas.

 

Confira mais episódios em unicampventures.org.br/podcast.

 

Prêmio Empreendedor da Unicamp

O Prêmio Empreendedor é uma iniciativa da Agência de Inovação da Unicamp (Inova) que reconhece e premia as boas experiências das empresas-filhas da Unicamp cadastradas em sua base. Em parceria com o grupo Unicamp Ventures, são avaliadas quatro categorias de submissão: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Scale-up (Maior Crescimento). Os vencedores de cada categoria ganham troféu e se apresentam durante o Encontro Anual Unicamp Ventures. Eles também concorrem automaticamente, ao título de Empreendedor(a) do Ano e o vencedor(a) participa de um episódio especial do Podcast Unicamp Ventures.