Vencedores do Desafio Unicamp 2022 ganham prêmio DAAD de Empreendedorismo

Print da tela com imagem de Camila Chaves, integrante do time PBF Nutrientes, vendedores do Desafio Unicamp 2022, apresentando o pitch da equipe no concurso Falling Walls.

O time desenvolveu o projeto apresentado no concurso durante as capacitações do Desafio Unicamp 2022. Os Vencedores do Desafio Unicamp ainda ficaram em terceiro lugar no Falling Walls.

Texto: Caroline Roxo

A equipe PBF Nutrientes, vencedora da edição de 2022 do Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios baseados nas tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, venceu o prêmio DAAD de Empreendedorismo durante o Falling Walls Lab Brazil, realizado no dia 8 de setembro em Porto Alegre. O time também ficou em terceiro lugar no concurso do Falling Walls, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

“Sem dúvida o conhecimento adquirido no Desafio Unicamp foi fundamental, utilizamos o mesmo storytelling, porém adaptado ao tempo e às indicações do pitch exigido pelo Falling Walls. Estar novamente entre os premiados de uma competição trouxe a convicção de que estamos no caminho certo”, afirma Camila Fernanda Waltero Orjuela, doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e integrante do time PBF Nutrientes.

O projeto da equipe que venceu o prêmio DAAD de Empreendedorismo e emplacou o terceiro lugar no Falling Walls Lab Brazil é chamado de “Breaking the Wall of Change Agriculture With Nanotechnology” e foi idealizado durante a competição Desafio Unicamp. O produto estruturado pelo time e apresentado pela integrante Camila Didio Rodrigues Chaves, mestranda em geoestatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é um bioestimulante natural com potencial para aumentar a produção em campos que sofrem de alterações climáticas, em especial secas e geadas. O grande diferencial do Fênix-C é sua fabricação a partir de resíduos agrícolas e sua atuação na economia circular.

“A apresentação em inglês foi um desafio para mim, que tenho conhecimento básico na língua. Foram semanas intensas de trabalho para entregar a melhor performance. Posso dizer que “derrubei um muro” no meu desenvolvimento pessoal e profissional”, conta Chaves.

A equipe formada por três integrantes, Camila Didio Rodrigues Chaves, geóloga e mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Camila Fernanda Waltero Orjuela, doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Marcelo Domingos, doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), baseou o seu modelo de negócios e consequentemente o desenvolvimento do seu produto em uma tecnologia fruto de pesquisas da Unicamp que está disponível no portfólio de patentes da Universidade.

Prêmio DAAD de Empreendedorismo

O Prêmio DAAD de Empreendedorismo vencido pela equipe PBF Nutrientes é uma iniciativa que reconhece projetos que tenham potencial de mercado. Com isso, Camila Chaves garante uma vaga na DAAD Innovation Week, realizada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pela aliança das universidades alemãs de tecnologia TU9. Durante sua imersão, ela participará de workshops e terá a oportunidade de fazer um pitch para um público internacional que acontece na Alemanha de 10 a 16 de novembro.

“A PBF Nutrientes com certeza estará presente na Innovation Week em Berlim representada pela Camila Chaves. Acreditamos que podemos entregar resultados ainda melhores”, expõe Marcelo Domingos, doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e integrante da equipe.

O que é o Desafio Unicamp?

O Desafio Unicamp é uma competição de modelagem de negócios a partir da escolha de uma tecnologia da Unicamp. A competição acontece anualmente no primeiro semestre do ano e já capacitou gratuitamente mais de 3.5 mil pessoas em modelagem de negócios. Em 2022, a competição trouxe o estímulo à diversidade e questões de impacto socioambiental. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp, e é aberta a qualquer pessoa interessada em empreender que tenha mais de 18 anos.