CI&T: De Campinas para o mundo, uma história em expansão

Foto colorida de time da CI&T UK. O grupo com mais de 20 pessoas está em um gramado verde sob um céu azul parcialmente com nuvens em dia ensolarado. Fim da descrição.

CI&T: De Campinas para o mundo, uma história em expansão

O processo de internacionalização da empresa-filha da Unicamp busca ampliar o alcance das soluções e marcar presença nos principais mercados do mundo.

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

Esta notícia foi produzida pela CI&T, empresa-filha da Unicamp e patrocinadora do 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, principal evento de conexão das empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas.

Notícia por: CI&T| Foto: Divulgação CI&T

Uma multinacional de tecnologia nascida em Campinas ultrapassou fronteiras e, atualmente, está presente em todas as regiões do globo. A CI&T, fundada por Cesar Gon, Bruno Guiçardi e Fernando Matt, foi idealizada ainda quando os três jovens prodígios estavam cursando  Engenharia da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1995 – data que coincide com a popularização da internet. Com foco na tecnologia da época, a corporação começou como um projeto pequeno e, ao longo dos anos, foi se reinventando até alcançar a bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) em novembro de 2021.

Com o IPO, sigla em inglês para abertura de capital, a CI&T movimentou US$ 225 milhões. Hoje em dia, a especialista digital global auxilia na aceleração de centenas de companhias. Entre os seus serviços, destacam-se o desenvolvimento de produtos digitais, software, dados e análise de dados, machine learning, inteligência artificial, serviços em nuvem, experiência do cliente e comércio eletrônico. As soluções são fornecidas para clientes de diferentes segmentos do mercado, como serviços financeiros, varejo, telecomunicações, bens de consumo, entre outros.

O processo de internacionalização da empresa surge com o propósito de ampliar o alcance das soluções e marcar presença nos principais mercados do mundo. O ponto de partida foi em 2017, com a aquisição da Comrade, uma agência digital da Califórnia (EUA). Dando sequência ao seu projeto, em 2019, a CI&T firmou uma parceria estratégica com a Advent International, um dos maiores e mais experientes investidores globais em private equity, que impulsionou a expansão para fora do Brasil. 

Em junho de 2021, a companhia faz uma nova aquisição. Desta vez, absorveu a Dextra, empresa de desenvolvimento de software, com objetivo de desenvolver soluções mais amplas, abrangentes e robustas para seus clientes. Persistindo no fortalecimento da marca na Europa, em janeiro deste ano, a multinacional campineira arrematou a Somo, especialista em produtos digitais com sede no Reino Unido, expandindo sua atuação na Europa. Na busca por implementar novas perspectivas sobre o futuro e entender como as gerações lidam com tecnologia, a CI&T incorporou a consultoria brasileira Box1824. A mais recente aquisição foi a Transpire, empresa de tecnologia australiana, para aumentar seu crescimento na região Ásia Pacífico (APAC).

Atualmente, a empresa opera em vários países, como Portugal, China, Japão, Canadá, Inglaterra, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, que se tornou seu principal mercado. Com mais de 6,7 mil funcionários, trabalhando de forma híbrida e remota em todo o mundo, a CI&T continua em busca de novas formas e tecnologias para impactar e transformar os negócios de marcas líderes globais.

Empresas-filhas e a parceria com a Unicamp

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

A CI&T é uma das empresas-filhas da Unicamp que mantém relações estreitas com a Universidade. O CEO da empresa, Cesar Gon, é um dos criadores do Unicamp Ventures, importante rede de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do Encontro Anual Unicamp Ventures foi realizada em 2006. Neste ano, a Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Unicamp Ventures celebrou a divulgação dos novos indicadores das empresas-filhas da Unicamp com um ciclo de apresentações. Confira tudo o que aconteceu no 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, neste link.

ORGANIZAÇÃO: UnicampInova Unicamp Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Alcance InnovationCI&T, ClarkeModet, FM2SHealthbitiFoodIC UnicampMateraVia Consulting e 3M