Confira como foi o Encontro Unicamp Ventures 2022; com fotos e vídeo

Foto colorida de auditório. Sala ampla com assesntos marrons ocupados por homens e mulheres e no fundo a professora Ana Frattini, uma mulher de meia idade, branca e de vestido verde, fala ao microfone apresentando os novos dados das empresas-filhas da Unicamp. Atrás dela há um telão com a projeção de mapa do Brasil, os logos da Inova, Unicamp Ventures e Unicamp, além do nome do evento Encontro Anual Unicamp Ventures. Fim da descrição.

Confira como foi o Encontro Unicamp Ventures 2022; com fotos e vídeo

Evento realizado pela Inova Unicamp e Unicamp Ventures marcou divulgação de novos dados das empresas-filhas, transição da presidência do grupo de empreendedores da Unicamp e premiação do Empreendedor do Ano. 

Texto: Ana Paula Palazi | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp celebrou a divulgação dos novos indicadores das empresas-filhas da Unicamp com um ciclo de apresentações, durante o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures. O impacto crescente do ecossistema empreendedor da Unicamp, mesmo diante de um cenário de retração da economia e pós-pandemia, o trabalho de lideranças das empresas-filhas destacadas em crescimento, inovação, liderança feminina e impacto socioambiental e a história por trás das tecnologias que impulsionam a disrupção no mercado financeiro foram alguns dos temas abordados.

Ganhadora do Prêmio Empreendedor em 2018, na categoria “Maior Crescimento” (Scale Up), a Matera, uma das mais influentes empresas-filhas da Unicamp no setor financeiro, voltou ao palco do Unicamp Ventures neste ano, agora com keynote sobre tecnologias no mercado financeiro. Carlos Netto (TK), co-fundador e CEO da empresa contou sobre sua jornada e experiência no desenvolvimento de softwares, que ajudaram na desconcentração bancária. 

“Temos em nossa plataforma 60 milhões de contas e já fazemos 200 milhões de PIX por mês, atendendo a bancos médios e new banks”, disse o ex-aluno do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-Unicamp). Ele apontou caminhos de crescimento e inovação para as empresas-irmãs e o ponto alto do keynote foi a sessão de perguntas e respostas, que agitou a plateia formada por empreendedores e alunos que desejam empreender. (Assista ao vídeo)

Crescimento e transição

A abertura do evento contou com a apresentação de Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp e presidente do Conselho Consultivo do grupo Unicamp Ventures, que destacou os números das empresas-filhas. “No levantamento da Inova, as empresas do ecossistema da Unicamp atingiram faturamento de 19,3 bilhões de reais, com geração de mais de 44 mil empregos diretos em 2022”, lembrou. “O investimento público feito na Unicamp, retorna por meio do faturamento que essas empresas, pela porcentagem de ICMS repassado: 91,6% das empresas-filhas da Unicamp estão instaladas no Estado de São Paulo”.

Rose Ramos, atual presidente do grupo Unicamp Ventures, lembrou a importância do evento, surgido em 2006, para reunir empreendedores com origem na Unicamp. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo e recebeu o título de David Figueira, que esteve à frente do grupo entre 2020 e 2022. “Temos muito o que aprender e evoluir sobre essa jornada de sucesso que vem sendo construída”, disse. 

Entre os pilares da nova gestão, destacou a governança ambiental, social e corporativa (ESG) e o reforço das conexões entre empreendedores e a Universidade. “A inovação aplicada ao mercado e em parceria com a academia pode gerar cada vez mais valor à sociedade, ampliando o diferencial competitivo das empresas brasileiras e a geração de empregos, como vimos com os números das empresas-filhas”.

O grupo Unicamp Ventures atua em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, promovendo atividades de relacionamento, curadoria e produção de conteúdos para empreendedores e quem deseja empreender na Universidade. Neste ano, a empreendedora Dayse Alexia, que licenciou uma tecnologia da Unicamp em parceria com inventores da Universidade, também se juntou ao conselho formado por sete empreendedores de empresas-filhas cadastradas. (Confira a galeria de presidentes e o Conselho Consultivo do grupo Unicamp Ventures)

Farol de esperança

Durante a solenidade, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, agradeceu aos empreendedores e empreendedoras da Unicamp, reconhecendo essa atividade como elemento essencial para a defesa da Universidade como patrimônio. “A Unicamp atende a tantas questões de interesse da sociedade e uma delas são essas empresas capazes de apontar novos rumos para nosso país”, disse. “Não há dúvidas de que quando vocês (alunos e ex-alunos) se destacam no mundo empresarial e no mundo da inovação, o que estão falando é que a Universidade importa e pode ajudar a fazer a diferença em nosso país”. 

Um exemplo da importância desse ecossistema está na jornada da empresa criada por Guilherme Borelli, ganhador do título de Empreendedor do Ano, no Prêmio Empreendedor da Unicamp 2022. “A FoxES nasceu, em 2018, de uma ideia dentro de um laboratório da Unicamp, a partir de uma tecnologia que estava no banco de patentes da Universidade”, disse o aluno de Doutorado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A meta era disseminar a biologia molecular para o mercado de etanol e mercado pet, quando chegou a pandemia. 

Com menos de dois anos, a empresa transformou sua primeira crise em oportunidade. “Sabíamos que nossa tecnologia poderia ajudar a realizar os testes da covid-19 e lançamos um produto que não existia no Brasil, permitindo a continuidade nos trabalhos, mesmo quando as importações de insumos foram paralisadas”.  Durante a apresentação, Borelli ressaltou a imensa alegria e gratidão pela formação que teve na Unicamp.

Desde 2017, a premiação reconhece os esforços dos empreendedores que se destacam à frente das empresas-filhas da Unicamp em categorias que avaliam o crescimento, o impacto socioambiental, a inovação e, desde 2021, também a liderança feminina. (Conheça a história dos finalistas do Prêmio Empreendedor)

O Encontro Anual Unicamp Ventures é o maior evento de confraternização das empresas-filhas da Unicamp. Em 2022, contou com a presença do Fundo LuminaLiga Empreendedora, Uni Angels e MBE Unicamp, parceiros do ecossistema empreendedor da Unicamp. A Inova Unicamp e o grupo Unicamp Ventures agradecem aos patrocinadores que tornaram esse evento possível: Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, FM2S, Healthbit, iFood, IC Unicamp, Matera, Via Consulting e 3M.

 

Clique aqui e veja mais fotos 
Assista ao vídeo do evento

Leia mais: 

Guilherme Borelli, CEO da FoxES, é o Empreendedor do Ano 2022 da Unicamp
Rose Ramos, da startup MatchIT, é a nova presidente do grupo Unicamp Ventures
Empresas-filhas da Unicamp faturaram juntas R$ 19,3 bilhões em 2022
59,4% das empresas-filhas da Unicamp estão próximas da Universidade