Empresa-filha da Unicamp, HealthBit tem projeto reconhecido pela OMS

Mãos de mulher negra que manuseia seringa. Jaleco branco da profissional e um estetoscópio aparecem desfocados no fundo. Fim da descrição.

Empresa-filha da Unicamp, HealthBit tem projeto reconhecido pela OMS

O projeto “Facilitadores – Unindo tecnologia e ciência de dados” compõe o conjunto de iniciativas do Movimento Nursing Now Brasil.

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

Esta notícia foi produzida pela HealthBit, empresa patrocinadora do 17º Encontro Anual Unicamp Ventures. O principal evento de conexão das empresas-filhas da Unicamp acontece no próximo dia 20 de outubro, no auditório do Instituto de Computação da Unicamp. Inscreva-se aqui e garanta sua participação!

Um projeto criado pela HealthBit, healthtech fundada por ex-alunos do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O projeto “Facilitadores – Unindo tecnologia e ciência de dados”  faz parte do conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil, uma campanha global que busca melhorar a saúde, elevando o perfil e status da enfermagem em todo o mundo. A iniciativa é executada em colaboração com a OMS e o Conselho Internacional de Enfermeiros e tem como objetivo valorizar e dar visibilidade para as iniciativas inovadoras e de destaque em saúde, que são feitas e lideradas por enfermeiras.

A HealthBit é uma empresa especializada em análise de dados e ações para saúde corporativa. O projeto Facilitadores surgiu de um estudo que buscava respostas para aumentar a eficácia das ações de saúde dentro das organizações, muitas vezes negligenciadas por falta de equipe dedicada para a função. Ele consiste em uma nova forma de gestão de saúde, com acompanhamento de especialistas da área que trazem inovações e ideias para programas específicos para as empresas. Os facilitadores são os representantes da HealthBit, que dentro dos clientes, levam insights das análises de dados, debatem em reuniões como aquelas informações podem impactar a saúde dos colaboradores e indicam possíveis soluções para os desafios cotidianos.

“O reconhecimento recebido mostra que o papel dos Facilitadores realmente é inovador e tem um impacto relevante na saúde da população. Nosso trabalho dentro das empresas permite uma gestão de saúde mais focada e efetiva, com análise de dados que mostram as melhores oportunidades de melhoria, programas específicos criados para as necessidades das organizações e um time de saúde especializado para trazer informações, inovações para os colaboradores, além de realizar o acompanhamento e a implementação de novas estratégias”, diz Milene Marmol, líder de saúde e sócia da HealthBit.

Os Facilitadores fazem parte da gestão de saúde da empresa no dia a dia. Além de serem os representantes, são eles que apresentam, em conjunto com o time de dados da HealthBit, os relatórios e análises das informações. São também os responsáveis por desdobrar os insights em ações efetivas de saúde para os colaboradores. “Cada cliente conta com um facilitador que tem contato direto com a empresa, envia informativos de saúde, realiza reuniões, apresenta os resultados e melhorias, além de definir, em conjunto com a organização, qual a melhor solução para cada questão de saúde que possa existir”, diz Milene.

Isso vai desde qual o melhor programa de saúde para determinada situação até auxiliar na implementação e funcionamento deles. “Os facilitadores da HealthBit são aqueles que, como o nome diz, facilitam o atendimento e o cuidado com a saúde dos colaboradores dentro das empresas. Unimos nossa expertise para acompanhar e otimizar a gestão de saúde das organizações”, diz Milene.

Sobre a HealthBit

A HealthBit é uma healthtech, fundada em 2015, focada em soluções de tecnologia, dados e ações de saúde para o mercado corporativo. Em 2021, a startup foi adquirida pelo Grupo Raia Drogasil, maior rede de farmácias do Brasil, trabalhando para utilizar as soluções do grupo em prol da saúde populacional.

Por meio de tecnologia própria de análise de dados e de uma equipe multidisciplinar, a HealthBit atende todas as necessidades de gestão de saúde de uma empresa. Desde a identificação até a execução de ações para resolução de problemas, prestando um serviço completo na gestão de saúde.

Sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do evento foi realizada em 2006 e deu origem ao grupo Unicamp Ventures. A 17ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontece no próximo dia 20 de outubro (quinta-feira), a partir das 16h no Auditório IC3-3 Unicamp.

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

No evento serão divulgados os novos números das empresas filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A participação no encontro é gratuita aos interessados mediante inscrição. Mais informações aqui!

ORGANIZAÇÃO: UnicampInova Unicamp Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Alcance InnovationCI&T, ClarkeModet, FM2SHealthbitiFoodIC UnicampMateraVia Consulting e 3M