Empresa parceira da Inova, 3M vai reconhecer mulheres que mudam o mundo com ciência

Mulher negra de cabelos cacheados, olha em microscópio. Ela está em laboratório com janelas de vidro e veste jaleco branco. Fim da descrição.

Empresa parceira da Inova, 3M vai reconhecer mulheres que mudam o mundo com ciência

A 3ª edição do Programa “25 Mulheres na Ciência América Latina” está com inscrições abertas até 31 de outubro e divulgará os projetos destacados em livro comemorativo

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

Esta notícia foi produzida pela 3M, empresa patrocinadora do 17º Encontro Anual Unicamp Ventures. O principal evento de conexão das empresas-filhas da Unicamp acontece no próximo dia 20 de outubro, no auditório do Instituto de Computação da Unicamp. Inscreva-se aqui e garanta sua participação!

Com o objetivo de reconhecer o papel da mulher no campo da ciência e inovação, a 3M anuncia a 3ª edição do “25 Mulheres na Ciência América Latina”, uma iniciativa que, desde sua criação em 2020, busca destacar mulheres da comunidade científica que têm promovido e desenvolvido projetos no campo científico na América Latina.

Este reconhecimento tem procurado dar visibilidade às mulheres nas iniciativas científicas e aos impactos que elas estão gerando nas comunidades para continuar inspirando meninas, jovens e mulheres em toda a região para estudar as disciplinas STEM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com o objetivo de mostrar a importância de sua participação em áreas que durante muito tempo foram consideradas exclusivamente para homens.

Segundo dados da UNESCO, em todo o mundo, as mulheres representam apenas 35% dos que buscam o ensino superior em STEM. Também representam menos de 30% dos pesquisadores científicos. O desequilíbrio de gênero reduz as possibilidades de inovação e de novas perspectivas para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Pensando em romper as lacunas nestas áreas, a 3M abre o período de inscrição para a terceira edição deste programa em países latino-americanos, e convida todas as mulheres interessadas em se candidatar ou pessoas que desejam indicar uma candidata até 31 de outubro deste ano.

“Um dos nossos objetivos como empresa de inovação e ciência aplicada é continuar a conduzir a conversa em torno do empoderamento feminino e da importância da diversidade de gênero nos campos científicos, que são considerados por muitos, ainda hoje, como sendo atividades prioritariamente masculinas. Queremos que as novas gerações de meninas sejam inspiradas por profissionais da área e que elas também possam contribuir com grandes visões para a sociedade e sua comunidade”, comenta Marcia Ferrarezi, gerente técnica da 3M e líder do WLF-Tech (Women Leadership Forum, em português, Fórum de Liderança Feminina) da área técnica da 3M para a América Latina.

Perfil e critérios de avaliação

Como em edições anteriores, o processo de avaliação para selecionar as 25 mulheres cientistas reconhecidas em 2023 será conduzido por um júri de representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M na região, e convidados externos com ampla experiência nas áreas de ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina.

Alguns dos critérios que serão avaliados na seleção das mulheres cientistas serão: potencial de impacto social direto ou indireto na região, inovação e viabilidade do projeto; maturidade da ideia demonstrada pelos resultados dos testes/pilotos iniciais; capacidade e experiência da candidata para desenvolver o projeto apresentado, problemas a serem resolvidos, inovação e/ou solução, e o impacto a nível local e/ou na comunidade após a implementação.

As participantes que desejarem se inscrever para esta terceira edição devem atender ao seguinte perfil:

  • Ser mulher, maior de idade, nascida e formada e/ou residente em um país latino-americano.
  • Ser autora ou ter participado na liderança de pelo menos um projeto com ao menos um protótipo/piloto de teste da ideia de inovação científica baseado em STEM.
  • É essencial ter documentação que valide a propriedade intelectual e/ou a fé institucional da participação no projeto com o qual está se candidatando.
  • Ter paixão por comunicar e dar visibilidade à Ciência a partir de uma perspectiva feminina, e principalmente, que apoie o empoderamento das mulheres no campo das disciplinas STEM.

As 25 mulheres cientistas reconhecidas para a terceira edição terão acesso e farão parte de uma plataforma de visibilidade científica que abrange a inclusão de seus projetos no livro comemorativo “25 Mulheres na Ciência América Latina, visibilidade de seu projeto e trajetória com a imprensa na América Latina, e divulgação no Blog Curiosidade da 3M e nas redes sociais da empresa.

As vencedoras serão anunciadas em 11 de fevereiro de 2023, data que celebra o Dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência. “Estamos mais confiantes do que nunca de que a 3M pode contribuir para reduzir as barreiras e mitos para alcançarmos maior equidade de gênero nos campos científicos. Por isso continuamos apostando em novos talentos, diversidade, ideias e inovação”, diz Ferrarezi.

Para saber mais sobre a nova edição do programa, os critérios, o regulamento e se inscrever, visite o Blog de Curiosidade da 3M https://curiosidad.3m.com/blog/pt/25-mulheres-na-ciencia/

Sobre a 3M

A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2021, alcançou faturamento bruto de R$ 4,6 bilhões no País.

Sobre o Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. A primeira edição do evento foi realizada em 2006 e deu origem ao grupo Unicamp Ventures. A 17ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontece no próximo dia 20 de outubro (quinta-feira), a partir das 16h no Auditório IC3-3 Unicamp.

Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

No evento serão divulgados os novos números das empresas filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A participação no encontro é gratuita aos interessados mediante inscrição. Mais informações aqui!

ORGANIZAÇÃO: UnicampInova Unicamp Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Alcance InnovationCI&T, ClarkeModet, FM2SHealthbitiFoodIC UnicampMateraVia Consulting e 3M