G1 Campinas | Inova da Unicamp vê quase triplicar empresas-filhas de comércio e serviço; TI teve redução e agência diz haver migração

A imagem mostra a fachada da Inova Unicamp com a seguinte frase: Inova - Agência de Inovação da Unicamp. Fim da descrição.

Por Patrícia Teixeira, g1 Campinas e Região | Foto: Pedro Amatuzzi -Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova da Unicamp viu quase triplicar o número de empresas-filhas na área de comércio e serviço, que superou o setor de tecnologia da informação em 2022. Dados divulgados nesta quinta-feira (20) no relatório anual da agência apontam 1.061 negócios ativos no total, sendo 207 deles voltados para a área de destaque. O faturamento geral teve alta de 20,6%, passando a R$ 19,3 bilhões.

O número representa um aumento de 143,5% nas empresas-filhas que se enquadram como comércio e serviço, e a Inova aponta que houve uma migração por conta de mudanças nas áreas de atuação das companhias. A diferença também se deve ao aumento no volume de empresas já consolidadas que foram agregadas em 2022 por terem tido base na Unicamp.

“Tecnologia da Informação liderava como a principal área de atuação das empresas. A mudança para o segundo lugar em 2022 se deve a dois fatores de análise: o mapeamento passou a agrupar as empresas segundo suas principais áreas de atuação registradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e também foram unificadas as áreas de ‘Comércio e Serviços’ e ‘Serviços’, macroárea que abriga empreendimentos com ou sem base tecnológica”, explicou a Inova no seu relatório.

Tradicional como primeiro do ranking, a área de tecnologia da informação teve uma queda no quantitativo de empresas, passando de 258 para 198 este ano. Segundo a agência, além da reclassificação, houve também o fechamento de algumas empresas do ramo.

1.293 empresas cadastradas no total

No geral, a Inova ampliou o portfólio de empresas em 14,3%, passando de 1.131 computadas no ano passado para 1.293 cadastradas. Destas, 1.061 estão ativas.

Em 2022, a Inova começou a mapear a evolução das empresas nas cidades onde há outros campi, Limeira e Piracicaba. Segundo a instituição, 3,4% delas estão concentradas nesses municípios. Outra cidade que aparece no levantamento é Paulínia, vizinha ao distrito de Barão Geraldo, onde fica o principal campus da Unicamp, com 2,5% das empresas-filhas.

“A concentração das empresas-filhas próximas aos campi da Universidade contribuem para a continuidade da interação destes ex-alunos e de seus negócios com a Unicamp“, diz o relatório.

Perfil das empresas-filhas
  • Das 1.293 empresas cadastradas, 1.061 são ativas no mercado e 86,6% do total foram fundadas por alunos ou ex-alunos.
  • Faturamento de R$ 19,3 bilhão, valor 20,6% maior que o divulgado em 2021.
  • 13 das empresas ativas são de grande porte, com faturamento superior a R$ 300 milhões.

“O destaque das grandes empresas-filhas da Unicamp está na área de energia, com a presença de três empresas entre as 13 companhias com maior faturamento. Além disso, deve-se destacar a presença de empresas classificadas como unicórnios, ou seja, startups que valem mais de 1 bilhão de dólares antes mesmo de abrir o capital, tais como o QuintoAndar e o Grupo Movile, detentora da Ifood, empresa líder no setor de entregas de alimentos na América Latina”, diz o relatório.

• Maioria está concentrada em três áreas de atuação: comércio e serviços, tecnologia da informação e consultoria.
  • 44.624 empregos diretos gerados, alta de 14,5% em relação ao ano passado.
  • A Inova tem buscado investir mais em empresas spin-off, que são de base tecnológica e foram fundadas a partir do resultado da pesquisa acadêmica realizada na Unicamp. Atualmente a estrutura conta com 62 delas, sendo 22,6% da área de tecnologia da informação (TI).
  • 94,5% das empresas-filhas possuem suas matrizes na Região Sudeste, sendo 45,4% em Campinas e, na segunda posição, a capital paulista sedia 23,8%.
  • 102 empresas-filhas declararam ter recebido algum tipo de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
  • Em 2021, três empresas-filhas abriram capital na Bolsa de Valores.
  • A primeira empresa-filha foi fundada em 1974.
  • 57,3% das empresas-filhas foram fundadas nos últimos 10 anos.

Empresas spin-offs

As 62 empresas com perfil tecnológico cadastradas este ano se dividem em 12 áreas de atuação. A maior parte, 22,6%, fica com a área de TI, mas as demais são bem diversificadas, englobando biotecnologia, comércio e serviços, química, educação e saúde animal, por exemplo. Veja divisão abaixo:

• Tecnologia da informação: 22,6%
  • Biotecnologia: 14,5%
  • Consultoria: 12,9%
  • Engenharia: 11,3%
  • Comércios e serviços: 9,7%
  • Saúde Humana e bem-estar: 6,5%
  • Agricultura e saúde animal: 6,5%
  • Química: 4,8%
  • Tecnologias verdes: 4,8%
  • Educação: 3,2%
  • Energia: 1,6%
  • Alimentos e bebidas: 1,6%

Matéria original publicada em G1 Campinas.