Unicamp divulga os finalistas a Empreendedor(a) do Ano de 2022

Cinco troféus do Prêmio Empreendedor impressos em acrílico transparentes, com artes em azul e verde. Quatro são arredondados e um possui formato mais retangular, com detalhes arredondados. Eles estão posicionados sobre um aparador espelhado e o fundo é de canaletas de madeira. Fim da descrição

Unicamp divulga os finalistas a Empreendedor(a) do Ano de 2022

Os finalistas ao título são os empreendedores das empresas-filhas da Unicamp que venceram as categorias de Impacto Social, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up) do Prêmio Empreendedor.

Texto: Ana Palazi | Foto de capa: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) e o grupo de empreendedores Unicamp Ventures divulgaram a lista dos empreendedores que se destacaram em quatro categorias do Prêmio Empreendedor da Unicamp e seguem na disputa pelo título de Empreendedor(a) do Ano 2022. Esse último resultado será anunciado no 17º Encontro Anual Unicamp Ventures, que acontecerá no dia 20 de outubro, às 16 horas, no Auditório IC3-3 Unicamp (reserve sua vaga aqui!).

Os vencedores das categorias de Impacto Social, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up) também vão realizar durante o principal evento de conexão entre as empresas-filhas os seus pitches, breves apresentações sobre os casos submetido pela empresa, e receberão os troféus de suas categorias. Entre os finalistas da sexta edição do concurso, que prestigia boas iniciativas e homenageia o talento de egressos da Universidade, estão lideranças de empresas-filhas da Unicamp que atuam nos setores de educação, tributário, saúde e análises biológicas.

Além da projeção no ecossistema empreendedor da Universidade, como referências em suas áreas de atuação, a pessoa que vencer como Empreendedor(a) do Ano receberá para sua empresa uma consultoria jurídica (30h), que pode ser escolhida nas áreas: Societário, Tributário, Contratos e Negociações, oferecida pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting. O ganhador ou ganhadora também será convidado a participar do Podcast Unicamp Ventures, para contar sua trajetória empreendedora em um programa de 30 minutos dedicado ao tema, e levará para casa um segundo troféu.

 

Conheça os finalistas a Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2022.

 

Mulher branca e jovem, de cabelos castanhos lisos e compridos. Veste blusa preta de renda com ombro a mostra e fala ao microfone. Fundo em cores azuis. Fim da descrição.IMPACTO SOCIOAMBIENTAL: IncentivMe

Site:  site.incentiv.me

Thais Lopes Nicolau é a vencedora na categoria Impacto Social. A sócia-fundadora da IncentivMe participou diretamente na implementação da estratégia e metodologia pioneiras da startup de inovação tributária. A empresa-filha da Unicamp conduziu o processo seletivo e curadoria de mais de 400 projetos de investimento social, viabilizando 175 milhões de reais nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente. Os projetos impactaram mais de 1 milhão de vidas, buscando resolver problemas coletivos por meio da tributação inteligente, e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Homem asiático, com cabelos e barba preta, veste óculos prateado retangular e terno cinza com camisa branca sem gravata. Tem corpo levemente virado para a direita e olha para o horizonte. Fundo claro. Fim da descrição.INOVAÇÃO: Lenscope

Site: lenscope.com.br

Na categoria Inovação, Makoto Ikegame foi o vencedor. Ele está à frente da empresa-filha da Unicam Lenscope. A healthtech desenvolveu a tecnologia que torna possível a tomada de medidas para montagem de lentes para óculos, a partir de qualquer dispositivo móvel (celulares e tablets), de forma remota e sem necessidade de intervenção ou validação humana. O sistema permite oferecer produtos até 70% mais baratos que as alternativas tradicionais, democratizando o acesso a lentes corretivas. A empresa também compartilha informações para a saúde dos olhos, sendo reconhecida pela qualidade dos conteúdos.

 

Mulher branca, jovem, de cabelos castanho claro encaracolados. Veste blusa de alcinha branca com detalhes em preto e um colar azul. Tem corpo levemente virado para a direita e segura uma taça de cerveja escura. O fundo é uma parede de pedras brancas. Fim da descrição.LIDERANÇA FEMININA: Instituto da Cerveja do Brasil

Site: www.institutodacerveja.com.br

Já na categoria Liderança Feminina, Kathia Zanatta levou o troféu. A mestre cervejeira e sommelière de cerveja é cofundadora do Instituto da Cerveja do Brasil (ICB), primeira e maior escola de formação de sommeliers de cerveja no país e uma das três maiores do mundo em número de alunos. Iniciada em 2010, quando o mercado das cervejas artesanais no Brasil era bem pequeno com cerca de 100 cervejarias, essa empresa-filha da Unicamp, liderada por Kathia, inspirou muitas mulheres a entrarem no ramo cervejeiro. No total, 15 mil alunos foram capacitados em todo o Brasil e participam do crescimento do setor.

 

Homem jovem e branco, de cabelos lisos curtos e castanhos, veste óculos de sol metálico, camiseta clara. Tem alça de mochila nas costas e corpo virado para a esquerda de forma que só aparece o rosto parcialmente. Ao fundo um edifício branco desfocado e pessoas num gramado. Fim da descrição.MAIOR CRESCIMENTO: FoxES

Site: foxeslaboratorios.com

Guilherme Borelli foi o vencedor na categoria Maior Crescimento (Scale-up). Ele é sócio-fundador da FoxES, startup do grupo Gene Solux, ambas empresas-filhas da Unicamp. A startup atua com análises clínicas baseadas em técnicas de Biologia Molecular e iniciou os trabalhos atendendo ao setor de usinas de etanol e ampliou o portfólio desde 2018, ano de fundação. A empresa viu o faturamento saltar durante a pandemia, ao ingressar no ramo de análises clínicas humanas. Sob a liderança de Guilherme e com mais de 300 mil exames realizados, a FoxES registra um crescimento acumulado de 257 vezes, nos últimos quatro anos.

 

Sobre o 17º Encontro Anual Unicamp Ventures

O Encontro Anual Unicamp Ventures é um importante evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. Em 2017, foi lançado o Prêmio Empreendedor da Unicamp, sendo incorporado ao evento deste então. No ano passado, a competição ganhou uma nova categoria para reconhecer e estimular a atuação das Lideranças Femininas nas empresas-filhas da Unicamp. Imagem em cores escuras com foto de fundo onde aparecem silhuetas de pessoas. No primeiro plano está escrito Encontro Anual Unicamp Ventures 2022. Fim da descrição.

A 17ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontece no próximo dia 20 de outubro (quinta-feira), a partir das 16h no Auditório IC3-3 Unicamp. No evento também serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A participação no encontro é gratuita aos interessados mediante inscrição, com vagas limitadas. Mais informações aqui!

ORGANIZAÇÃO: UnicampInova Unicamp Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Alcance InnovationCI&T, ClarkeModet, FM2SHealthbitiFoodIC UnicampMateraVia Consulting e 3M