CotidianoEmpresas-filhas da Unicamp faturam R$ 19,3 bilhões e têm alta de 20,6%

Empresas-filhas da Unicamp faturam R$ 19,3 bilhões e têm alta de 20,6%

Aumento de faturamento vem acompanhado de aumento de 14,5% em empregos diretos oferecidos por empresas geradas na Unicamp, em comparação com 2021

- Publicidade -

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp (Foto: Divulgação/Pedro Amatuzzi)

O faturamento anual das empresas-filhas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) chegou a R$ 19,3 bilhões – um aumento de 20,6% em relação ao ano de 2021. O dado faz parte do Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2022, divulgado nesta semana pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

- Publicidade -

Ainda segundo o estudo, esse aumento veio acompanhado da ampliação de 14,5% no número de empregos diretos oferecidos pelas 1.061 empresas-filhas ativas no mercado, indo de 38.315 para 44.624 empregos.

“O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp de 2022 nos trouxe excelentes notícias sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Unicamp, como a progressão na geração de emprego e renda por empreendimentos que surgiram da nossa comunidade. São empreendedores que passaram pela Unicamp e hoje levam o conhecimento adquirido em sua formação acadêmica e profissional para as empresas que lideram”, disse Ana Frattini, diretora-executiva da Agência, ao jornal da Unicamp.

Ameaça após comemoração na eleição assusta família de Campinas

- Publicidade -

Casal de sabiás volta a fazer ninho dentro de delegacia, em Campinas

QUANTAS EMPRESAS SÃO?

Até o momento, foram mapeadas 1.293 empresas geradas na Unicamp. Com isso, há o aumento de 162 novos empreendimentos desde o último balanço. Segundo a Inova, a maioria foi fundada nos últimos três anos e juntas somam um faturamento de R$ 148,8 milhões, com a geração de 1.092 empregos diretos.

Além disso, a maior parte do aumento no número de empreendimentos são de em micro ou pequenos negócios próximos da Universidade. Por outro lado, o destaque no aumento de empregos e renda veio das empresas de grande porte, com faturamento na faixa de mais de R$ 300 milhões.

INTERNACIONAL

O estudo apontou também que 20% das empresas-filhas da Unicamp destacaram expandir seus negócios internacionalmente, seja exportando (33,6%) ou com escritório no exterior (17,51%) ou com outro tipo de atuação.

Apesar disso, a maior parte das empresas continua na região da Unicamp. No total, 91,6% estão sediadas no Estado de São Paulo e destas 45,4% estão na cidade de Campinas, onde se localiza o principal campus da Unicamp. Outras 10,6% mantém suas matrizes nas demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que inclui Paulínia, onde fica o CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) da Unicamp e 3,4% registram sedes na recém-criada Região Metropolitana de Piracicaba, onde estão localizados os campi de Piracicaba e Limeira da Unicamp.

“A concentração das empresas-filhas próximas aos campi da Universidade também contribui para a continuidade da interação dos ex-alunos e de seus negócios com a Unicamp. A contratação de alunos e os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são as vantagens mais mencionadas pelas empresas-filhas para sua interação com a Unicamp”, avalia Lopes.

Ligações de cobrança terão números começados em 0304, define Anatel

Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.