search
Sala com pessoas sentadas assistindo a apresentação de uma mulher que mostra informações que estão sendo projetadas em um telão branco. Fim da descrição.
Evento de interação marcou a graduação de três startups no programa de incubação da Incamp.

 

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) realizaram, na última sexta-feira (25) mais uma edição do principal evento de interação e conexão das startups instaladas e empresas incubadas da Unicamp. O Encontro com Investidores 2022 aconteceu no auditório do Prédio Anexo, um dos seis edifícios do Parque, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O evento reuniu parceiros e instituições de fomento para conhecerem as soluções desenvolvidas pelas empresas que participam do programa de incubação da Unicamp ou das startups instaladas no Parque da Universidade. Neste ano, seis representantes de grupos de investimentos participaram do encontro: KPTL, Stweart Ventures, Grupo DPaschoal, Exponential Ventures, Grupo NC/EMS, UniAngels, a rede de Anjos Alumni da Unicamp, além do Sebrae e Febraec.

Durante duas horas as empresas tiveram a chance de apresentar seus negócios e as soluções que estão desenvolvendo, para eventualmente receber aporte dos investidores convidados. O evento é um dos mais importantes de conexão e interação, promovido desde 2016.

“O Encontro com Investidores cria e fortalece laços com parceiros que acompanham nosso ecossistema. Esse é um dos momentos mais importantes que as startups têm para se mostrar aos investidores, potencializando as interações, a troca de experiências e as inovações de base científica e tecnológica”, comentou Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp.

Ecossistema diverso e integrado

Pela primeira vez no Encontro com Investidores da Incamp, Eduardo Sperling, sócio da KPTL, fundo de investimentos da Venture Capital, que investe em negócios de tecnologia, se disse impressionado com a diversidade de empresas apresentadas no evento. “A seleção foi muito interessante com startups de diversos setores e portes. Acompanhamos as empresas por um longo período antes de fazer os investimentos, por isso conhecê-las em seu nascedouro é muito importante para nós”.

Outro estreante no Encontro com Investidores da Incamp, Alexandre Stewart, CEO da Stewart Ventures Group, que faz aceleração e investimentos em startups, também destacou positivamente o ecossistema da Unicamp. “Ver o desenvolvimento do ecossistema local transformando ideias em realidade foi o mais impressionante para nós. Temos interesse em acompanhar de perto algumas das empresas com que estamos nos conectando aqui, especialmente na área clínica e médica”, comentou.

Empresas graduadas

O Encontro com Investidores 2022 também marcou a graduação de três empresas na Incamp. As startups concluíram os programas de incubação da Incubadora da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, e já estão com produtos no mercado.

“Alcançamos, hoje, a marca de 58 empresas graduadas pela Incamp. Já são duas décadas apoiando o nascimento de empresas de base científica e tecnológica. Poder apresentar esses resultados na presença de parceiros e investidores ajuda a enriquecer nosso programa de incubação”, disse o diretor-executivo associado da Inova Unicamp, o professor Renato Lopes, que fez a entrega dos certificados de graduação.

Entre as empresas graduadas está a Homebook, que apresenta uma solução pioneira para automatização de portarias de condomínios residenciais e corporativos por meio da robotização. A empresa foi fundada pelo ex-aluno de Ciências Sociais da Unicamp, Alcino Vilela, e foi recém-aprovada para continuar hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp na categoria de startup.

As outras duas empresas graduadas são startups da área de biotecnologia.

A BioAcids Tech atua na produção de ácidos orgânicos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, e no fornecimento de tecnologia para indústrias de biotecnologia. A empresa tem entre os sócios o ex-aluno de Engenharia Química da Unicamp, Kurts Campos, e possui um laboratório de pesquisas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Já a Especiarias Amazônia é focada em extratos vegetais, principalmente do Jambu. A empresa trabalhou com tecnologia licenciada da Unicamp para aprimorar o desenvolvimento de produtos baseados na sustentabilidade e biodiversidade brasileira.

 

Abaixo, é possível encontrar um descritivo sobre as empresas participantes do Encontro com Investidores 2022:

 

Empresas incubadas presencialmente ou à distância na Incamp

Startup focada no desenvolvimento de tecnologias de alta eficiência para a produção industrial de biofertlizantes e de enzimas aplicadas nos setores de biocombustíveis e alimentício.

Atua no desenvolvimento de equipamentos customizáveis e processos de deposição de filmes finos baseados no método de blade coating para aplicação em diferentes superfícies.

Plataforma digital customizável para oferta, contratação e rastreio de demandas de transporte de carga, com logistica colaborativa, sinergia, eficiência, fluidez, segurança e baixo custo.

Empresa de tecnologia da informação aplicada ao desenvolvimento educacional e à criação de ferramentas de gestão da aprendizagem.

Desenvolve softwares e dispositivos inteligentes para detecção e pré-diagnóstico de cânceres de pele, reduzindo desigualdades e aumentando a acessibilidade a esses tipos de exames.

Focada em processos biotecnológicos industriais. Tem missão de transformar conhecimento em inovação na área de bioprocessos e meta de ser uma empresa global de inovação tecnológica.

Protege operações e transações virtuais, documentos e dispositivos sem armazenamento em nuvem, com criação de identidade única ​​para acesso a dados, evitando fraudes e roubo de identidade.

Tem a proposta de fornecer base sólida e completa de prestação de serviços para produtos que utilizem nanopartículas, atendendo indústrias do ramo farmacêutico, cosmético, nutracêutico e fitoterápico.

Startup voltada para processos de conservação de produtos alimentícios utilizando a tecnologia de Plasma Frio.

Desenvolve inovações para doenças do segmento posterior ocular, com a missão de prevenir a perda de visão e impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas.

Alia o uso de tecnologia disruptiva aos mais modernos modelos de processos e gestão, para trazer ao mercado soluções robustas e completas de produtos e serviços em proteção, privacidade e governança de dados.

  • Vet.AI

Uma startup que usa Inteligência Artificial e IoP (internet of Pets) para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos animais.

 

Startups instaladas no Parque da Unicamp

 

Acelera a evolução digital das empresas conectando os fornecedores de serviço de TI ideais para cada projeto corporativo, com curadoria de informações e algoritmos inteligentes.

Automatiza operações que requerem análise de muitos documentos e imagens com Inteligência Artificial, mitigando erros e fraudes, agilizando o processo decisório e gerando mais espaço para o trabalho criativo.

 

Confira as fotos do Encontro com Investidores 2022 aqui.