Foto interna da área de eventos prédio Anexo, do Parque. O espaço é amplo, cheio de cadeiras, puffs e sofás de diferentes cores. As paredes são de vidro, dando a sensação de espelhamento. Fim da descrição.
As oportunidades são para empresas que desejam instalar seus laboratórios de P&D e para startups

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Startups e empresas que promovem inovação aberta têm oportunidade de se instalarem dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em um dos cinco prédios do Parque Científico e Tecnológico, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O complexo reúne diversas opções que variam entre posições de coworking a salas de escritórios e infraestrutura laboratorial, com a chamada “área molhada”. As empresas instaladas no Parque ainda têm acesso a outros serviços, como a possibilidade de usar salas de reuniões compartilhadas entre as empresas ou reservar os auditórios e espaços de eventos.

“Além da infraestrutura disponível no Parque, as empresas que fazem parte do ecossistema empreendedor da Unicamp têm acesso a uma série de eventos, webinars e encontros de integração com o Ecossistema Regional de Campinas e com parceiros estratégicos do Parque, como a FEBRAEC, o Sebrae e o Espaço Mescla-PUC. Além disso, as empresas possuem todo o apoio necessário para fechar parcerias de novos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp”, apresenta Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo, sobre as vantagens do ecossistema.

Para as empresas que desejam promover projetos grandes e a longo prazo, também é possível aderir à opção “Built do Suit”, construindo um espaço customizado para esses projetos em parceria com a Universidade. Hoje, o Parque tem disponível em torno de 100 mil m² de área urbanizada para construção.

Benefícios de uma empresa estar no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Entre as diferentes empresas que compõem a comunidade do Parque, há desde empresas incubadas e startups até grandes corporações que mantêm seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.

Deseja instalar sua startup ou um laboratório de pesquisa e desenvolvimento da sua empresa dentro da Unicamp?