search
A imagem mostra cinco pessoas posicionadas à frente da placa do Prédio Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. São três mulheres e dois homens que estão posicionados para a foto. Ao fundo, é possível ver o prédio. Fim da descrição.
Startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp possibilita à indústria petrolífera alcançar maior retorno financeiro com menor consumo de recursos naturais

 

Texto: Allison Silva Almeida | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

 

No mercado petrolífero, a tecnologia desempenha um papel crucial no gerenciamento de riscos associados à avaliação de reservatórios de petróleo. Essa avaliação é suportada por uma constante coleta e interpretação de dados, construção de modelos, estimativas de risco e da evolução do mercado internacional, o que resulta em uma complexa estrutura para a tomada de decisão mais precisa.

Promover uma avaliação mais eficiente dos campos de petróleo é o objetivo da Solpe Petróleo, uma startup fundada em 2008 pelos ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Barreto, Guilherme Avansi e Philipe Laboissière, três empreendedores que se conheceram durante o doutorado em Ciências e Engenharia do Petróleo do Instituto de Geociências (IG) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e decidiram abrir uma startup para aplicar seus conhecimentos adquiridos nos laboratórios da Universidade.

No entanto, Barreto, Avansi e Laboissière enfrentaram dificuldades na elaboração de uma estratégia inicial para a Solpe Petróleo, já que não sabiam ao certo que tipo de serviços oferecer para o mercado petrolífero brasileiro. 

Com a orientação de professores do Departamento de Engenharia de Petróleo da Unicamp, os fundadores da Solpe procuraram o programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, para obter orientações sobre como montar um planejamento adequado para lançar a startup, que ainda não havia desenvolvido trabalhos, nem prospectado clientes.

"Tínhamos ciência dos desafios de empreender no mercado de petróleo, mas  sabíamos muito pouco  sobre os percalços iniciais do caminho. Nesse sentido, a parceria com a Incamp foi um diferencial para rompermos as barreiras envolvidas no começo. Graças às orientações adquiridas, elaboramos uma estratégia para participar de editais da Fapesp e assim criar um portfólio inicial", destacou Carlos Barreto, um dos sócios-fundadores da Solpe. 

Equipe da Solpe Petróleo

Incubados, os sócios da startup receberam orientações sobre como participar de editais para parcerias com agências de fomento ao empreendedorismo de base científica e tecnológica, além de mentorias, cursos e palestras que ajudaram a desenvolver a empresa num ambiente de grande concorrência internacional, característico do mercado petrolífero.

Já graduados na Incamp e com serviços no mercado, em 2017, a Solpe foi uma das selecionadas no edital de startups do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, também sob gestão da Inova Unicamp, e, desde então, está sediada no Prédio Vértice. 

 

“Tem sido uma experiência incrível participar do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, pois nesse lugar entramos em contato direto com outros empreendedores que também têm a ciência como base de seus negócios. A Solpe Petróleo nasceu com o objetivo de buscar as melhores soluções para unir desenvolvimento econômico e uma explotação do petróleo ambientalmente sustentável. Nossas alternativas tecnológicas podem permitir, por exemplo, a redução de perfurações de poços e uma estimativa otimizada da produção de água no processo de retirada de hidrocarbonetos. Pensar em soluções para o ramo petrolífero sem abrir mão do planeta é uma visão da Solpe que eu noto que também é uma constante aqui no Parque”, avalia Carlos Barreto.

 

Modelagem de reservatórios de petróleo e uso de Inteligência Artificial 

Trata-se de uma fotografia em que um grupo de cinco especialistas, três homens e duas mulheres, que estão reunidos numa sala grande de um escritório trabalhando com computadores e discutindo informações geradas pelo computador. Quatro especialistas estão sentados e apenas uma analista está em pé. Fim da descrição.
Equipe da Solpe Petróleo

Ao longo da última década, a Solpe se especializou em serviços relacionados à modelagem numérica de reservatórios de petróleo, uma técnica que utiliza softwares especializados  para avaliar estratégias de explotação (termo técnico usado para se referir a retirada, extração ou obtenção de recursos naturais) de campos de petróleo com maior eficácia e sustentabilidade ambiental.  

A startup também dedica-se ao desenvolvimento de tecnologias em petrofísica, a ciência que estuda a mecânica das rochas, por meio da criação de métodos de inteligência artificial (IA) para aprimorar a avaliação de imagens de rochas e estimar suas principais características. 

Esses produtos desempenham um papel crucial ao permitir que engenheiros e gestores tomem decisões mais precisas, contribuindo para um retorno financeiro maior dos investimentos em campos de petróleo e gás natural.

 

Sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp, como a Neger Telecom - e startups.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.