Tudo Inovação | A importância da inovação dentro das universidades

Print de tela no qual aparece o professor Renato Lopes de terno preto e gravata falando. Ao fundo um ambiente verde desfocado. Na legenda o nome dele e o cargo de diretor-executivo associado. Fim da descrição.

O quarto e último episódio da terceira temporada do Programa Tudo Inovação, exibido pela EPTV/ TV Globo foi ao ar no sábado (27). Para entender a importância da inovação dentro das universidades, o apresentador Leonardo Míssio visitou a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CCSNano) na Unicamp, em Campinas.

O professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova, comentou sobre o caminho da pesquisa científica e de que forma ela reflete na vida das pessoas fora da universidade, quando feita de forma inovadora.

No CCSNano, o apresentador entrevistou o pesquisador Stanislav Moshkalev, responsável por uma linha de pesquisas que desenvolve uma borracha verde, que vulcaniza sem a presença de enxofre e com propriedades eletrocondutoras, e a pesquisadora Silvia Nista, que participa dos estudos. O novo material pode ser usado para diversas aplicações, desde roupas e acessórios aquecidos à dispersores de calor em placas solares.

Os resultados das pesquisas conduzidas na Universidade foram protegidos com estratégia da Inova, que é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp e os inventos fazem parte do Portfólio de Tecnologias da Unicamp, uma vitrine para promover a conexão entre a Universidade e o mercado, fomentando a transferência dessas tecnologias.

Assista ao programa completo no GloboPlay.

Print de vídeo, mostra o pesquisador Stanislav conversando com o apresentador Leonardo Missio no laboratório. Ambos vestem jaleco branco e toucas. Fim da descrição.

Print do vídeo mostra a pesquisadora Silvia Nista com jaleco branco e touca, em ambiente de laboratório. Fim da descrição.