search
Grupo reunido em uma sala olhando para um painel de apresentação
O Workshop PIPE-FAPESP é uma iniciativa da Inova Unicamp e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que orienta de modo prático e teórico empreendedores em busca de fomento 

Texto: Brener Pompêo | Foto: Brener Pompêo

Na última terça-feira (13), ocorreu a sétima edição do Workshop PIPE-FAPESP, um evento organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp junto ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O encontro reuniu 23 participantes no auditório do prédio Anexo, proporcionando um dia de aprendizado, troca de experiências e networking.

O Workshop PIPE-FAPESP é um treinamento teórico e prático que busca auxiliar as pessoas interessadas na submissão de propostas ao programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O PIPE , é um importante programa de fomento voltado para micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado de São Paulo que buscam apoio para desenvolver pesquisas científicas e/ou tecnológicas em seus negócios.

A primeira parte do evento foi dedicada a palestras e orientações ministradas por Mariana Zanatta Inglez, Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, juntamente com Matheus Gasparoto, Analista de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, e Ana Daidone, Analista de Parcerias e Transferência de Tecnologia. Durante essa etapa, os participantes receberam percepções valiosas sobre as melhores práticas na redação e descrição de projetos, além de conhecerem os pontos-chave para uma proposta de sucesso no PIPE-FAPESP.

Na parte da tarde, segunda etapa do encontro, as atividades práticas tomaram conta do workshop. Os empreendedores tiveram a oportunidade de modelar suas propostas e realizar apresentações em formato de pitch, recebendo feedbacks valiosos da equipe de empreendedorismo e ambientes de inovação da Inova que estavam presentes. 

Além do aprimoramento, o evento foi uma oportunidade para empreendedores de diferentes setores compartilharem suas experiências e estabelecerem contatos no ecossistema de inovação da Unicamp. Os participantes puderam conhecer casos de sucesso de empresas instaladas no Parque da Unicamp que já receberam apoio do PIPE-FAPESP, inspirando-se em suas jornadas e aprendendo com suas trajetórias.

Participantes do evento

Para Ivo Doria Ayres, Co-Founder da startup Double Helix, o Workshop PIPE-FAPESP foi de extrema importância para aprimorar o projeto de sua empresa. "O evento nos ajudou a ter um norte, um caminho mais assertivo para redigir nosso projeto e aplicar ao fundo. Aprendemos melhores práticas e pontos de maior importância na descrição do projeto. Agora, o próximo passo é começar a redigi-lo para submeter ao PIPE", afirmou Ayres.

Outra empreendedora presente no workshop foi Denise Fernandes Barbosa, empresária da DFB & associados Ltda e da LFB & associados Ltda. Como cirurgiã-dentista, Denise desenvolveu uma solução inovadora para pacientes com problemas de ronco e apneia. "Estou buscando fomento pelo PIPE-FAPESP para impulsionar a tecnologia no mercado e obter recursos para a pesquisa no processo de validação", compartilhou Barbosa.

Fique por dentro do PIPE-FAPESP

A iniciativa de fomento conhecida como PIPE, oferecida pela FAPESP, foi criada em 1997 com o propósito de fornecer suporte financeiro e capacitação teórica para o desenvolvimento de projetos relacionados à ciência e tecnologia em empresas sediadas em São Paulo. As propostas aceitas no programa devem demonstrar expectativas de retorno comercial e social significativas. 

Com o suporte financeiro, as empresas podem avançar na validação de seus Produtos Mínimos Viáveis (MVPs), além de receberem capacitação teórica em gestão empresarial. O PIPE-FAPESP oferece três fases de financiamento, permitindo que os empreendedores adaptem suas propostas às diferentes etapas de desenvolvimento de seus produtos ou serviços. 

O programa tem desempenhado um papel crucial no impulsionamento do empreendedorismo e da inovação tecnológica no Estado de São Paulo, incentivando a criação de novas empresas e o desenvolvimento econômico regional. O Workshop PIPE-FAPESP, realizado pela Unicamp, é um dos eventos oferecidos ao longo do ano. 

Acompanhe as informações sobre o Workshop PIPE-FAPESP

A Inova Unicamp e o Parque Científico organizam dois Workshops PIPE-FAPESP anuais, garantindo um dia repleto de atividades voltadas para empreendedores. As vagas são limitadas para proporcionar um acompanhamento próximo e personalizado aos participantes.

Os interessados em participar dos próximos workshops e receber informações sobre notícias e eventos relacionados ao PIPE-FAPESP podem se inscrever na newsletter da Agência de Inovação da Unicamp, garantindo acesso às últimas atualizações e oportunidades clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos do evento aqui!