Imagem de auditório com pessoas. Algumas estão com a mão levantada. No topo da foto há o logotipo do Desafio Unicamp 2023. Fim da descrição.

Desafio Unicamp 2023 divulga lista de finalistas da competição

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Divulgação Desafio Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp divulgou a lista das seis equipes finalistas da competição de modelagem de negócios da Universidade Estadual de Campinas – Desafio Unicamp 2023. A competição reuniu 47 equipes com 196 participantes inscritos de quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

A 13ª edição do Desafio Unicamp, promoveu ao longo dos últimos dois meses, webinars, Workshop e mentorias nacionais e internacionais para auxiliar as equipes no desenvolvimento de seus modelos de negócios. Na primeira fase, as 16 equipes participantes melhor classificadas foram selecionadas. Nesta segunda etapa eliminatória, dos dez melhores modelos de negócios entregues, foram escolhidos os seis trabalhos finalistas, de maneira a ampliar a diversidade de áreas tecnológicas na Final do Desafio Unicamp 2023.

O desafio é a principal ação de fomento à criação de negócios a partir de tecnologias protegidas da Universidade, que busca fortalecer o empreendedorismo de base científica e tecnológica na região e no país. A iniciativa aproxima os atores do ecossistema de inovação da Unicamp – inventores, especialistas da Inova e do mercado, mentores empresariais, mentores acadêmicos, investidores, aceleradoras e empresas parceiras – criando um cenário propício para a troca de conhecimentos capazes de estimular o empreendedorismo tecnológico como carreira.

Veja abaixo a lista, por ordem alfabética, das seis equipes finalistas do Desafio Unicamp 2023.

 

Equipes finalistas Desafio Unicamp 2023:

 

  • ALY Tech (SP)
  • Bora bora bora (RS)
  • GEBS – Botucatu (SP)
  • HydroSoy (SP)
  • NanoUnique (SE)
  • VitaNanoBio (SE)

 

As equipes finalistas receberão treinamento de pitch e apresentarão seus modelos de negócios ao vivo durante evento da Final do Desafio Unicamp, a ser realizada no dia 29 de junho, às 15h, com transmissão pelo Zoom e votação popular. As inscrições gratuitas para assistir à Grande Final do Desafio Unicamp podem ser feitas neste link

Durante a  programação, serão distribuídos diversos prêmios e acesso a benefícios: 3 mil reais para cada integrante da equipe ganhadora da Categoria Geral; 3 mil reais para cada integrante da equipe ganhadora da Categoria Impacto Socioambiental; Isenção na submissão de projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); Possibilidade de aceleração com a Baita Aceleradora; Acesso gratuito a treinamentos oferecidos pela FM2S; e certificado para os finalistas.

 

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição dedicada a estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios a partir de tecnologias protegidas da Unicamp (patentes e programas de computador). Os participantes recebem capacitação na Metodologia Lean Canvas, acompanhamento e apoio de mentores do mercado e da academia para o desenvolvimento de seus modelos de negócios. Neste ano, as mentorias internacionais foram realizadas em parceria com a Universidade de Barcelona.

O principal programa de promoção ao empreendedorismo da Unicamp é organizado pela Inova Unicamp desde 2011 e já capacitou mais de 3.480 pessoas ao longo de 12 anos. Do total de participantes da 13ª edição do Desafio Unicamp, 42% eram da Região Metropolitana de Campinas e 56% não tinham vínculo com a Unicamp.

Os patrocinadores da 13ª edição do Desafio Unicamp incluem a Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora e 3M.

Os apoiadores da 13ª edição do Desafio Unicamp são:  Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de CampinasUniversidade de Barcelona, StartUB, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.