Inova Unicamp realiza evento sobre ESG nas empresas

Duas mulheres de branco e uma de verde, as três são palestrantes e estão de sentadas em frente a um telão que está passando slide

Inova Unicamp realiza evento sobre ESG nas empresas

Texto: Brener Pompêo | Foto: Brener Pompêo

Evento da Inova Unicamp e do grupo Unicamp Ventures destaca boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social e governança nas empresas

Ontem (06/06), a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) junto ao grupo Unicamp Ventures realizaram um evento presencial reunindo instituições e empresas-filhas da Unicamp, aquelas fundadas por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade,  para abordar a temática do ESG, sigla em inglês de Environmental, Social, and Corporate Governance) e apresentar boas práticas de sustentabilidade socioambiental, responsabilidade social e governança nas empresas.

O objetivo era estimular a reflexão sobre a importância de integrar práticas de ESG nas estratégias empresariais e promover mudanças positivas em diferentes setores da economia.

A palestra teve início com as boas-vindas da supervisora de comunicação da Inova Unicamp, Kátia Kishi, apresentando a temática do evento e destacando o compromisso da Agência em promover valores ESG para a comunidade empreendedora da Universidade. Na sequência tivemos a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp apresentando as ações de ESG que a Inova vem desenvolvendo: “recentemente, a proposta da Vila das Startups foi aprovada pela FINEP para construir um prédio com construção mais limpa e atividades em boas práticas ambientais, sociais e de governança para as empresas hospedadas.”

Durante o evento, Rose Ramos, presidente executiva do Unicamp Ventures, compartilhou informações sobre o funcionamento do grupo e evidenciou a interligação entre responsabilidades sociais e sustentabilidade ambiental nas atividades da organização.

Networking com instituições do ecossistema

Marcela Starosta, gerente de gestão e governança corporativa do Agi, destacou a importância de adotar uma visão sustentável para o futuro durante a sua participação. Ela enfatizou os resultados positivos das práticas sustentáveis para o Agi e a sociedade como um todo. Com 44 das 54 práticas previstas no Código Brasileiro de Governança Corporativa implementadas, a empresa tem obtido benefícios e maior satisfação dos stakeholders. “Nosso objetivo é ser sustentável a longo prazo”, afirmou Marcela.

Na sequência, Carol Telfser, analista de sados e monitoramento no Programa de Capacitação e Geração de Renda do Instituto Adus, enfatizou como a contratação de imigrantes e refugiados impulsiona a diversidade, promove o crescimento econômico e fortalece os valores ESG nas empresas. Telfser ressaltou a importância de oferecer oportunidades de trabalho e capacitação, afirmando: “Ao proporcionar oportunidades para esses grupos, construímos uma sociedade inclusiva e impactamos positivamente suas vidas e o sucesso das organizações.”

Empresas-filhas da Unicamp focadas em ESG

Na palestra “Promovendo a Regeneração do Planeta Através da Reciclagem”, Ana Claudia de Oliveira, sócia-fundadora e COO do Mundo Recicladores, ressaltou a contribuição da empresa para práticas sustentáveis no mercado de reciclagem e a importância de uma abordagem ESG na gestão de resíduos sólidos. Oliveira enfatizou a responsabilidade das empresas em relação ao meio ambiente, destacando o papel fundamental da reciclagem na regeneração do planeta.

“A reciclagem é uma poderosa ferramenta para preservar os recursos naturais e promover a sustentabilidade. Ao adotar práticas responsáveis, estamos construindo um futuro mais equilibrado e saudável para as próximas gerações”, explicou Oliveira.

No encerramento do evento, Felipe Martins, cofundador da GoMartins, compartilhou sua experiência em projetos de impacto socioambiental na palestra “ESG: Responsabilidade socioambiental na prática. Erros, experiências e caminhos”. Martins ressaltou a importância do aprendizado contínuo, destacando os desafios e soluções encontrados ao longo de sua carreira. Sua mensagem inspirou os participantes a adotarem medidas sustentáveis em suas próprias empresas e a assumirem a responsabilidade na construção de um futuro mais sustentável.

Projeto Somos Oportunidades

O Instituto Adus, tem a satisfação de convidar a todos para conversar sobre Inclusão Laboral de pessoas migrantes e sobre o Projeto Somos Oportunidades – parceria do Adus com a Agência da ONU para as Migrações (OIM).

O bate papo terá como propósito prover ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas de contratação de pessoas migrantes e abordará questões sobre o panorama da migração no Brasil, sobre a legislação e documentação necessária para contratar refugiados e migrantes, assim como, compartilhar as boas práticas de diversidade e inclusão, nas empresas parceiras do Adus.

Data: 15/06 (quinta-feira) | Horário: 10h

Realize a sua inscrição clicando aqui e preencha o formulário adequadamente: