Empresa-filha da Unicamp ajuda negócios a se vincularem a causas ESG por meio de incentivo fiscal

Duas crianças negras, sentadas na mesa, escrevendo. Canta nas mãos das crianças e papel sobre a mesa. Fim da descrição.

O programa Autonomia para Projetar, da Tatu Cultural com apoio da Fundação Feac, oferece possibilidade de empresas da Região Metropolitana de Campinas investirem nos pilares de desenvolvimento sustentável da ONU pelo abatimento de impostos

Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora

Texto: Letícia Moreira  | Foto: Foto de Santi Vedrí na Unsplash

A Tatu Cultural, empresa-filha da Unicamp, em parceria com a Fundação Feac,  uma organização independente que atua em Campinas, oferece o programa Autonomia para Projetar a empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que buscam se vincular a projetos ligados às práticas de ESG. A sigla inglesa (Environmental, Social and Governance) se refere às ações ambientais, sociais e de governança de uma organização. Tais práticas estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas  (ONU).

Atuante no setor de consultoria e incubação criativa, a Tatu Cultural promove a inovação a partir do desenvolvimento econômico do setor cultural, oferecendo formação para toda a cadeia produtiva. O programa “Autonomia para Projetar” reúne dez projetos de nove Organizações da Sociedade Civil (OSC) campineiras com impacto direto a 14 mil pessoas e geração de mais de 150 empregos.

Entre os projetos disponíveis para patrocínio via Leis de Incentivo à Cultura (Estadual) e ao Esporte (Federal) estão temas como a vulnerabilidade social, direito à infância e juventude, tratamento intensivo de saúde mental, acessibilidade à cultura, e o apoio, formação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho.

Além do apoio e assessoria para os negócios atuantes na região, o programa “Autonomia para Projetar” também busca promover a formação das OSCs nas Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte. A iniciativa propõe assessorar desde a elaboração dos projetos para as respectivas leis até a prestação de contas junto aos órgãos públicos. O objetivo do programa é contribuir com a profissionalização e a diversificação da receita desses projetos socioculturais.

Para saber mais sobre as organizações e os projetos, acesse aqui.

Sobre a empresa-filha da Unicamp Tatu Cultural

A Tatu Cultural é uma consultoria especializada em soluções para organizações que almejam impacto sociocultural positivo. A empresa foi fundada pela artista visual formada pela Unicamp, Monique Cerchiari, e atua com uma equipe diversa e plural, desenvolvendo projetos que gerem valor, fortaleçam a economia criativa e potencializem mudanças estruturais na sociedade.

A empresa tem como objetivo promover e incentivar a área cultural, atuando na diversificação de fontes de recursos e gestão de pessoas. A Tatu Cultural oferece formação para toda a cadeia, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e políticas de ESG, sendo especializada na orientação de investimentos internos e externos para atender tais demandas nas corporações.

Ecossistema da Unicamp

Esta matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que fazem parte do  ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito e abre a oportunidade para a empresa se integrar ao ecossistema empreendedor da Universidade. Acesse aqui: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/