search
Participantes do evento sentados nas cadeiras na sala de aula, observando homem de blusa branca apresentando slide na televisão durante oficina realizada pela empresa-filha da Unicamp junto ao Programa UniversIDADE da Unicamp

Palestra e oficina promoveram aprendizado em segurança digital e integração com soluções inovadoras para uma experiência online mais protegida à comunidade.

Texto: Brener Pompêo | Foto: Brener Pompêo

Em 23 de agosto, a Drawn ID, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e especializada em segurança digital, juntou forças com o Programa UniversIDADE, também da Unicamp, para realizar uma palestra e oficina sobre segurança digital. O evento ocorreu no Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp para a comunidade acima dos 50 anos e as oficinas ocorreram de 16 á 23 de agosto. 

Em um cenário cada vez mais sensível às ameaças digitais e com a crescente necessidade de educação em segurança, essa parceria visa abordar as preocupações de indivíduos de diferentes faixas etárias, incluindo pré-aposentados, aposentados e pós-aposentados.

Alunos colocando post its no painel durante oficina realizada pela empresa-filha da Unicamp junto ao Programa UniversIDADE da Unicamp
Foto por Brener Pompêo Foto por Brener Pompêo durante oficina realizada pela empresa-filha da Unicamp junto ao Programa UniversIDADE da Unicamp

"Essas iniciativas desempenham um papel crucial ao aproximar as atividades da Incubadora e suas empresas incubadas da Unicamp e da comunidade", destaca Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). "Observar uma empresa incubada apresentar e validar sua solução junto aos usuários em um ambiente de uso real em menos de um ano é um claro indicativo de que a Incamp está seguindo a trajetória correta, contribuindo para um impacto positivo por meio das empresas que apoia", acrescenta.

Além disso, o evento contou com a presença do Fernando José dos Santos, engenheiro eletrônico, CTO da Drawn ID e um profissional experiente em segurança digital com sólida formação técnica. Durante a palestra, Fernando ressaltou a relevância de equilibrar os interesses financeiros das empresas digitais com a salvaguarda dos dados pessoais: "Em muitas situações, a busca pelo lucro supera as medidas de segurança," ponderou.

No rol de participantes estava Rubén Mario Nazzetta, um argentino residente no Brasil há mais de três décadas e com mais de 23 anos de carreira docente na Fundação Herminio Ometto (FHO Uniararas). Sua perspectiva trouxe à tona a dimensão global da segurança digital e a necessidade de as empresas digitais priorizarem a proteção dos usuários: "Empresas de comunicação digital têm uma influência que rivaliza com a de governos, mas nem sempre investem em segurança para preservar seus lucros," salientou Rubén.

Professor vestido de camisa branca observando homem de camisa rosa testando o aplicativo no celular durante oficina realizada pela empresa-filha da Unicamp junto ao Programa UniversIDADE da Unicamp
Foto por Brener Pompêo

A Drawn ID foca nesses desafios com uma abordagem inovadora que conjuga a complexidade das senhas com a conveniência de sua memorização. Rubén manifestou interesse em contribuir para o contínuo aperfeiçoamento das soluções de segurança da Drawn ID. Ele vê o Programa UniversIDADE como uma oportunidade de se manter atualizado e envolvido, mesmo em uma etapa da vida em que não está aposentado, mas busca uma experiência enriquecedora: "Estou em um estágio da vida em que não sou aposentado, mas estou em um período de afastamento das atividades de ensino. O programa oferece uma via para aprendizado e engajamento ativo," compartilhou Rubén.

A colaboração entre a Drawn ID e o Programa UniversIDADE destaca a importância da educação em segurança digital para todas as faixas etárias. A palestra e a oficina proporcionaram aos participantes a compreensão e aplicação prática de conceitos de cibersegurança. Com a expertise de Fernando e o envolvimento ativo de indivíduos como Rubén, a busca por um ambiente online mais seguro e consciente ganha impulso.

Sobre a Drawn ID: Inovação em Segurança Digital

A Drawn ID é uma empresa de segurança digital, focada em oferecer uma abordagem para proteger a identidade e os dados online. A empresa foi fundada por especialistas em segurança cibernética com o objetivo de superar as limitações das senhas tradicionais.

A empresa-filha da Unicamp foi incubada na Incubadora da Unicamp onde aperfeiçoa sua solução para a identificação desenhada, uma forma de autenticação que combina segurança e facilidade de uso. Essa abordagem visa proteger as contas online de ameaças cibernéticas por meio de identificação visual única e personalizada.

Além da tecnologia, a Drawn ID também valoriza a educação e conscientização em segurança digital. Através de parcerias estratégicas e iniciativas de divulgação, a empresa capacita os usuários a navegarem com segurança no mundo digital.

Programa UniversIDADE da Unicamp

O Programa UniversIDADE, desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece uma oportunidade única para os membros da Comunidade Unicamp e de Campinas se prepararem para as fases de pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria. O programa tem como missão manter os participantes ativos tanto fisicamente quanto mentalmente, abordando as necessidades de prevenção, estímulo e desenvolvimento nas esferas física e emocional.

Através de atividades interdisciplinares, o Programa UniversIDADE busca estimular diálogos pertinentes à Longevidade e Qualidade de Vida. Com uma abordagem holística, o programa se concentra em promover o desenvolvimento físico e emocional, contribuindo para um envelhecimento saudável e significativo.