Pessoas posadas para foto atrás do letreiro escrito "mescla" em branco e rosa

Empresas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp exploram espaço maker da PUC-Campinas, solidificando parcerias que potencializam a transformação de conceitos em protótipos reais.

Texto: Brener Pompêo | Fotos: Brener Pompêo

No contínuo esforço para impulsionar a inovação e o empreendedorismo, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) está fortalecendo suas parcerias estratégicas junto aos espaços makers, com destaque para o Mescla, um ambiente de ideação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

A recente incursão das empresas incubadas na Incamp, Agrimaq, BGEnergy, Gingo, Klotho Pet Food, MK Fotônica e Tieta.ai às instalações do Espaço Mescla da PUC-Campinas destaca o aprofundamento dessa colaboração. Além disso, a parceria entre a Incamp e o espaço maker Mescla tem gerado um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, enriquecendo a criatividade e incentivando o espírito empreendedor.

Pessoas observando uma impressora 3D e uma impressora a laser
Foto: Brener Pompêo
Espaço Mescla da PUC-Campinas

Parceria Geradora de Inovação

Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e incubação da Incamp, destaca a importância da colaboração entre a Incubadora da Unicamp e dos empreendedores incubados com espaços makers. "Essa parceria é fundamental para ampliar nossas redes de contatos e fomentar a troca de conhecimentos. Isso, por sua vez, gera um terreno propício para a gestação de novas ideias de negócios", comenta Yasumaru.

Diane Teo de Moraes, gerente de inovação da PUC-Campinas, destaca que a colaboração estabelecida entre a Incamp e o Mescla transcende a dinâmica convencional. "O convênio de colaboração proporciona um cenário diferenciado, no qual as empresas incubadas na Incamp podem aproveitar o espaço para seus projetos. Isso é complementado por uma tabela de serviços e uso adaptado, permitindo uma colaboração fluida entre alunos e as demandas do mercado", afirma Diane.

Ela ressalta ainda que o espaço inicialmente prioriza os alunos da instituição, permitindo-lhes a produção de seus próprios protótipos, mas o espaço também está aberto à comunidade externa mediante agendamento durante os open days. Contudo, essa abordagem inovadora encurta significativamente o caminho para a inovação, tornando possível materializar os protótipos dessas empresas de maneira mais ágil e eficaz.

Karla Marinho, CEO da Tieta.ai, uma das empresas incubadas na Incamp, compartilhou suas impressões sobre os primeiros passos da empresa na pré-incubação na Incamp  com o acesso ao Mescla proporcionado pela parceria entre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a PUC-Campinas. "O acesso ao espaço Mescla já está delineando as oportunidades e os recursos que a Tieta.ai terá ao longo de nossa jornada no programa de incubação da Incamp, gerenciado pela Inova Unicamp. O potencial do lugar para concretizar ideias que fortalecerão nosso negócio é evidente", afirma Marinho.

Pessoas sentada em uma bancada observando os direcionamentos do guia
Foto: Brener Pompêo
Espaço Mescla PUC-Campinas

Espaço Mescla da PUC-Campinas

Em suma, o Mescla é um ecossistema singular concebido com o objetivo de fomentar práticas inovadoras e empreendedoras, estabelecendo uma ponte entre startups, empresas renomadas e investidores, tudo isso em estreita colaboração com os alunos. Essa colaboração estratégica visa proporcionar suporte abrangente às empresas que estão alojadas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, especialmente para o desenvolvimento de seus protótipos.

Equipado com impressoras 3D de ponta, cortadoras a laser, fresa CNC e uma variedade de materiais, incluindo acrílico, MDF e plásticos para impressão 3D, o Mescla permite que ideias saiam do papel e ganhem forma. A partir disso, a colaboração entre a Incamp e o Mescla proporciona às empresas instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp a oportunidade de concretizar protótipos que testem seus produtos mínimos viáveis (MVPs) antes de lançá-los no mercado.

Vital Yasumaru ressalta: "Essa colaboração é uma expressão concreta da capacidade das instituições de ensino e startups trabalharem juntas para fomentar a inovação. A combinação de conhecimentos, recursos e perspectivas diversas cria um ambiente propício para transformar ideias em empreendimentos de sucesso".

Para conhecer mais sobre as empresas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, acesse nossa comunidade: https://parque.inova.unicamp.br/comunidade

Para entender o processo de hospedagem de empresas no Parque da Unicamp, acesse: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/