A imagem mostra o grupo de novos incubados posando para a foto. Todos estão utilizando uma camiseta verde com os seguintes dizeres: criatividade e conexão e aprendizado e inovação. Fim da descrição.
Com a aprovação dos novos negócios, a Incamp passará a atender 28 empreendimentos. As empresas recebem apoio por até três anos, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Regional de Inovação

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Brener Pompeo Rodrigues - Inova Unicamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e a Agência de Inovação Inova Unicamp deram as boas-vindas a 14 novas empresas e empreendedores no programa de incubação na Incubadora da Unicamp. O evento de integração foi realizado nesta quarta-feira (02), no Prédio Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

As novas empresas que participaram do processo seletivo para o programa de incubação da Incamp foram apresentadas aos veteranos da Incubadora. Atualmente, 14 empresas participam do programa de incubação da Unicamp. Com a integração dos novos negócios, a Incamp passará a atender 28 empreendimentos.

A coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova, Mariana Zanatta Inglez, responsável pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e pela Incamp, comentou sobre o acesso das novas empresas e empreendedores.

“O suporte oferecido pela Incamp é fundamental para apoiar empreendedores que têm ideias e projetos inovadores e não sabem como desenvolvê-los. Esta é uma das estratégias da Agência de Inovação da Unicamp para impulsionar o surgimento de novos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e a inovação na região e no país”, afirma.

O Programa de Incubação da Incamp oferece mentorias e apoio para o desenvolvimento gerencial e tecnológico de empresas de base tecnológica. O modelo de incubação permite a interação dos novos negócios com pesquisadores e docentes da Universidade, bem como com a rede de parceiros e outras empresas experientes do ecossistema da Unicamp.

“As empresas incubadas realizam treinamentos e workshops voltados para o aprendizado do comportamento empreendedor, uma vez que muitos são mais familiarizados com o ambiente acadêmico, de pesquisa e desenvolvimento. E neste momento, que buscam empreender, é fundamental darmos atenção a este pilar focado em negócios e mercado”, comenta Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo e Incubadora da Agência de Inovação da Unicamp.

Ao longo de seus vinte e dois anos a Incamp já graduou mais de 50 negócios. Uma dessas empresas é a SDAMed, com sede na cidade de Paulínia, Região Metropolitana de Campinas. O empreendimento fundado em 2005, foi incubado na Incamp e, quinze anos depois, ainda mantém laços com a Universidade com o objetivo de inovar no setor veterinário, no qual atua.

A imagem mostra um grupo de pessoas em um sala de aula fechada. O grupo está sentado olhando em direção a uma apresentação, conduzida por uma mulher. É possível ver as costas das pessoas, que usam roupas das mais diversas cores, e, mais distante, conduzindo a apresentação, uma mulher utilizando uma camiseta verde. Fim da descrição.

Além das capacitações, reuniões de acompanhamento e convites para eventos, as empresas participantes do programa de incubação da Incamp podem se instalar no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp como empresas residentes e recebem acompanhamento dos profissionais da Incamp por até três anos, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Regional e Nacional de Inovação. Elas também são consideradas empresas-filhas da Unicamp e podem usufruir dos benefícios desse ecossistema.

Conheça as novas empresas e empreendedores no programa de incubação da Incamp

Begreen Energy LTDA - Desenvolvimento de tecnologias e serviços para auxílio das plantas de hidrogênio verde.

Defense Fertilizer - Composto bioestimulante e bioprotetor sustentável para controle da ferrugem de plantas.

Inovia Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Inteligência Artificial LTDA - Desenvolvimento da Plataforma B-YOU para acompanhamento de resultados de procedimentos estéticos.

Igor dos Santos Oliveira - Implementação de sistema de tratamento de efluentes.

VanForFun - Transporte para festas e eventos/fretamento de vans, por meio de aplicativo e uso de big data para gerenciamento do fluxo.

Klotho Pet Food - Desenvolvimento de ração para combater o envelhecimento de cachorros.

MK Fotônica - Desenvolvimento de equipamento para monitoração e análise de ocorrências de descargas parciais de transformadores de energia.

RizoBioma Brasil - Desenvolvimento de um agente biológico a base de actinobactérias.

Gingo - Desenvolvimento de aplicativo de Social Commerce.

Márcio Luiz Magrini - Mecanismo de financiamento para recuperação, conservação e preservação ambiental.

Nupedido Soluções Digitais LTDA - Ecommerce B2B integrado com sistema de gestão de pedidos para vendedores internos.

Sofien Soluções Tecnológicas para Agroindústria EPP - Rotor para compostagem de resíduos orgânicos da agroindústria sucroalcooleira, resíduos sólidos urbanos e resíduos de piscicultura.

Tieta Artificial Intelligence LTDA - Edtech treinada em banco de dados de exames escolares, para simplificar a geração e análise de resultados e criação de avaliações.

Wagner Tadeu Rodrigues - Plataforma com tecnologia de georreferenciamento para o agronegócio, para reduzir o custo fixo de investimento em maquinário.

Confira as fotos do evento aqui.