Inscrições abertas para o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2023

A imagem mostra os troféus do Prêmio Empreendedor 2023 da Unicamp. Fim da descrição.

Inscrições abertas para o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2023

Os vencedores das categorias Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento ganham troféu e reconhecimento no ecossistema empreendedor, além de concorrerem ao título de Empreendedor(a) do Ano

Texto: Redação Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp abriu hoje a chamada gratuita para submissões de experiências de empresas-filhas da Unicamp em quatro categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up). A premiação é realizada em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures e está com as inscrições abertas para receber os casos de sucesso até o dia 22 de setembro.

As empresas vencedoras nas quatro categorias deste ano realizarão um pitch, uma apresentação curta sobre o modelo de negócio e sucesso na categoria, e serão premiadas com um troféu durante o 18º Encontro Anual Unicamp Ventures, que será realizado presencialmente no dia 19 de outubro em Campinas.

Os vencedores também estarão automaticamente classificados como finalistas a Empreendedor(a) do Ano, título que será anunciado somente no evento, a qual todos os inscritos de todas as categorias estão concorrendo ao submeter um caso de sucesso.

Nesta última categoria, será avaliado o papel da pessoa empreendedora para o sucesso do empreendimento, o que inclui liderança, criatividade e capacidade de resolução de problemas das experiências compartilhadas e construção de redes estratégicas que colaborem com o desenvolvimento do ecossistema local. Para a avaliação da banca, conforme o regulamento, os candidatos deverão preencher as informações sobre o caso de sucesso e sobre a atuação da pessoa empreendedora dentro do modelo de submissão.

Prêmios

Quem levar o título de Empreendedor(a) do Ano 2023 receberá troféu e terá acesso a 30 horas (6 meses) de Consultoria em Gestão Estratégica de Inovação oferecida como Prêmio pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting, além de outras 30 horas (6 meses) de Assessoria Estratégica em Finanças oferecidas como Prêmio pela patrocinadora Antoniense Finanças e Negócios.

Como concorrer?

O Prêmio Empreendedor da Unicamp é exclusivo para as mais de mil empresas do ecossistema da Unicamp cadastradas na base da Inova, ou seja, apenas para os negócios que foram criados por alunos, ex-alunos, funcionários ou docentes da Universidade, além das empresas spin-offs acadêmicas e das startups incubadas ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A premiação possibilita mais visibilidade para a empresa e integração entre os empreendedores do ecossistema da Unicamp. Por isso, só serão aceitas as inscrições cujos sócios fundadores, que concorrerão a Empreendedor(a) do Ano, possuam ou já tenham possuído vínculo formal com a Unicamp.

A empresa pode concorrer a mais de uma categoria e submeter experiências com sócios diferentes, desde que a experiência compartilhada seja diversa.

Para mais informações, acesse:

Guilherme está segurando seus dois troféus como ganhador dos prêmios: Maior Crescimento e Empreendedor do Ano da Unicamp. Ele está vestindo uma camisa azul, óculos de armação escura e possui cabelos castanhos. Guilherme está sorrindo. Fim da descrição.

Guilherme Borelli, CEO da FoxES, foi eleito Empreendedor do Ano da Unicamp em 2022

Critérios de seleção

Os empreendedores e empreendedoras são avaliados de acordo com cinco critérios de seleção do regulamento. A inscrição deve ter aderência com o tema de uma das quatro categorias do Prêmio Empreendedor: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina, Maior Crescimento (Scale Up) .

Ao responder ao questionário, o empreendedor ou empreendedora precisa ainda apresentar boa argumentação, clareza do conteúdo e resultados ou indicadores que comprovem o sucesso comentado. Por fim, os jurados levam em consideração a replicabilidade do aprendizado, ou seja, a possibilidade de multiplicação do resultado.

Quem vota?

Os inscritos são avaliados pelo Comitê de Organização do Encontro Anual Unicamp Ventures, composto por membros do Conselho do Unicamp Ventures, membros da Inova Unicamp e do ecossistema da região.

Atividade Data
Abertura da Chamada para submissões 28 de agosto
Prazo final para submissão 22 de setembro
Anúncio dos finalistas por notícia publicada no site Unicamp Ventures 11 de outubro
Apresentação dos pitches dos finalistas 19 de outubro
Anúncio de quem será Empreendedor(a) do Ano 2023 19 de outubro

Inscreva-se aqui!

ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova Unicamp e Unicamp Ventures.

PATROCÍNIO: Alcance Innovation Consulting; e Antoniense Finanças e Negócios.