search
Painel azul ao fundo com logotipos de patrocinadores e apoiadores e a frente vemos os 5 finalistas do "De frente com os tubarões" com a presença de Rose Ramos vestida de laranja representando a equipe vencedora Match It
Startup hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp conquista posição de finalista no painel "De frente com os Tubarões" e garante o 1º lugar

 

Texto: Brener Pompêo | Foto: Divulgação

 

Indo além do reconhecimento, a recente participação da Match IT no Bü Connect Campinas não apenas resultou em uma vitória e um prêmio no valor de R$10 mil, mas também proporcionou à startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp um enriquecedor conhecimento durante a imersão empresarial. A CEO da MatchIT Rose Ramos compartilhou sua experiência na primeira edição do evento, que reuniu empreendedores de diversos campos para a troca de ideias, histórias inspiradoras e insights valiosos.

A imersão se mostrou uma oportunidade estimulante para a Match IT, permitindo-lhes conectar-se com outros empreendedores e ouvir narrativas de sucesso. Ramos enfatizou a importância de ouvir histórias de empreendedores bem-sucedidos e absorver dicas de gestão provenientes de diferentes campos do conhecimento. Para ela, um dos aspectos mais fascinantes foi observar como as estratégias empregadas por esses empreendedores começam com um sólido planejamento estratégico, uma área de conhecimento que ela pessoalmente aprecia.

"O que foi mais interessante para mim foi observar o método que eles utilizam, partindo do planejamento estratégico, que é uma área do conhecimento que valorizo profundamente. Foi uma validação de que estamos no caminho certo, com um planejamento estratégico bem estruturado e uma visão clara de nosso rumo. Implementamos nossos planos de ação com a devida correção quando necessário", comentou a CEO da Match IT.

Além do foco no planejamento estratégico, Ramos também expressou sua satisfação com o material apresentado durante a imersão. Ela reconheceu a importância de fortalecer as habilidades de liderança à medida que a startup cresce e enfrenta novos desafios. A CEO da Match IT enfatizou a relevância desse aspecto para o saudável progresso da empresa dentro do cenário empresarial em constante evolução.

"Outro ponto que considerei extremamente valioso foi o material relacionado ao desenvolvimento de líderes. À medida que nossa startup cresce, compreendemos a importância de nutrir e fortalecer nossas capacidades de liderança. Essa é uma área crucial para nosso progresso contínuo", compartilhou Ramos.

 

Insights para jornada empreendedora

 

Durante a imersão, a Match IT também teve a oportunidade de explorar diferentes caminhos comerciais e estratégias de crescimento em diferentes estágios do negócio, especialmente no que se refere às vendas. De acordo com a CEO, esses insights servirão como diretrizes  à medida que a startup avança em sua jornada empreendedora.

Além das discussões voltadas para o mundo dos negócios, a imersão ofereceu uma dose de inspiração humana através de uma história de superação de vida apresentada por um ex-esportista, Roger Chedid. Sua narrativa real e inspiradora trouxe uma perspectiva mais humana ao mundo empreendedor, uma faceta frequentemente negligenciada em meio a números e estratégias.

"Uma das experiências mais marcantes foi a história de superação compartilhada por Roger Chedid, um ex-esportista. Sua trajetória de vida trouxe um olhar humano para o empreendedorismo, algo que tendemos a não priorizar em meio aos desafios do mundo dos negócios”, observou Ramos.

 

Premiação e os próximos passos

 

A presença da Match IT no Bü Connect não passou despercebida. Após passar pela avaliação preliminar, a startup garantiu um lugar entre as 5 finalistas que tiveram a oportunidade de apresentar seu pitch ao vivo durante a sessão "De frente com os Tubarões". Um painel de investidores e especialistas do mercado que avaliaram os pitches. A Match IT não apenas se sobressaiu, mas também conquistou o pódio, recebendo o 1º lugar na premiação final garantindo o prêmio no valor de R$10 mil, juntamente com a imersão para startups.

A imersão, realizada entre 28 e 30 de julho em Alphaville, proporcionou à equipe da Match IT uma oportunidade única de se conectar com outros membros do ecossistema de inovação, negócios e tecnologia, além de oferecer conteúdos de valor para inspirar a próxima fase de crescimento da startup.

Sobre os planos futuros, Rose Ramos revelou: "Após dividir a celebração e gratidão pelo reconhecimento com nosso time, investidores atuais e clientes que confiam em nosso trabalho, e de participar da imersão, avançaremos com o trabalho de mentoria em sinergia com o planejamento estratégico em andamento." A empresa está prestes a lançar sua próxima plataforma, Transform<IT>, um assistente virtual para inovação digital que promete simplificar e otimizar o processo de desenvolvimento de projetos tecnológicos.

 

Sobre a Match IT

 

Fundada em 2021 e com sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, a Match IT está rapidamente ganhando espaço no mercado com sua proposta inovadora. A startup criou um marketplace B2B com um toque de genialidade, semelhante ao popular aplicativo de relacionamentos "Tinder". Seu foco é facilitar a conexão entre a demanda e a oferta de serviços de TI entre empresas, aproveitando práticas avançadas de Inteligência Artificial desenvolvidas em colaboração com a Unicamp e com o apoio da FAPESP no programa PIPE.

Rose Ramos, CEO da Match IT, compartilhou insights sobre a jornada da empresa: "Nossa missão é acelerar a evolução digital da América Latina, aplicando inteligência de dados para gerar demandas alinhadas com o negócio e melhor qualificadas pelas empresas contratantes e promover melhores conexões entre elas e as empresas fornecedoras".